Começou o Campeonato da Europa!
As 16 melhores seleções da Europa: Tudo sobre o primeiro dia da UEFA Women's Euro 2025
Começou o UEFA Women's EURO 2025!
Em 31 jogos, disputados por 16 seleções, está em jogo muito mais do que um troféu continental: jogam-se afirmações individuais, transformações coletivas e, quem sabe, a próxima revolução na modalidade. Ao longo do mês de competição, vamos acompanhar a prova com uma série de artigos que contam o que se vive no EURO 2025.
O apito inicial já soou: A viagem começa aqui!
Onde e Quando se joga o EURO 2025?
O UEFA Women's EURO 2025 é realizado na Suíça e decorre de 2 a 27 de Julho:
Jornada 1 — 2 a 5 de Julho
Jornada 2 — 6 a 9 de Julho
Jornada 3 — 10 a 13 de Julho
Quartos de final — 16 a 19 de Julho
Meias-finais — 22 e 23 de Julho
Final — 27 de Julho
Basileia, Berna, Gallen, Genebra, Lucerna, Sion, Thun e Zurique são as cidades-sede da prova.
E Qual o Formato do EURO?
Existem quatro grupos de quatro equipas, com os dois primeiros de cada um a avançarem para os quartos-de-final, após o que será uma fase a eliminar. Os jogos empatados após 90 minutos vão para prolongamento e, se necessário, serão decididos através da marcação de grandes penalidades.
Grupos do Women's EURO 2025
Grupo A: Suíça (anfitriã), Noruega, Islândia, Finlândia
Grupo B: Espanha, Portugal, Bélgica, Itália
Grupo C: Alemanha, Polónia, Dinamarca, Suécia
Grupo D: França, Inglaterra (campeã), País de Gales, Países Baixos
O Grupo A
O Grupo A coloca a anfitriã Suíça acompanhada pela bicampeã Noruega e pelas regulares Islândia e Finlândia. Um grupo marcado por equilíbrio e incerteza, com a Noruega como favorita graças ao talento e experiência no plantel. A Suíça, anfitriã, enfrenta pressão extra, enquanto Islândia e Finlândia disputam uma segunda vaga. Tudo indica uma luta renhida, com cada jogo a ser decisivo.
🇨🇭 SUÍÇA🇨🇭
Convocatória:
Guarda-redes: Nadine Böhi, Elvira Herzog e Livia Peng;
Defesas: Luana Bühler, Viola Calligaris, Noelle Maritz, Nadine Riesen e Julia Stierli;
Médias: Noemi Ivelj, Sandrine Mauron, Géraldine Reuteler, Coumba Sow, Smilla Vallotto, Lia Wälti, Riola Xhemaili;
Avançadas: Iman Beney, Ana-Maria Crnogorčević, Svenja Fölmli, Alisha Lehmann, Alayah Pilgrim, Sydney Schertenleib, Meriame Terchoun e Leila Wandeler.
Histórico:
Melhor EURO: Fase de grupos (2017, 2022);
EURO 2022: Fase de grupos;
Campeonato do Mundo de 2023: Oitavos-de-final;
Nations League 2023/24: Quarto lugar do Grupo A4.
🇳🇴 NORUEGA 🇳🇴
Convocatória:
Guarda-redes: Cecilie Fiskerstrand, Aurora Mikalsen e Selma Panengstuen;
Defesas: Marit Bratberg Lund, Thea Bjelde, Tuva Hansen, Mathilde Harviken, Maren Mjelde, Marthine Østenstad e Emilie Woldvik;
Médias: Vilde Bøe Risa, Ingrid Engen, Signe Gaupset, Justine Kielland, Frida Maanum, Lisa Naalsund, Guro Reiten e Elisabeth Terland;
Avançadas: Celin Bizet Ildhusøy, Caroline Graham, Ada Hegerberg, Synne Jensen e Karina Sævik.
Histórico:
Melhor EURO: Campeã x2 (1987, 1993);
EURO 2022: Fase de grupos;
Campeonato do Mundo 2023: Oitavos-de-final;
Nations League 2023/24: terceiro lugar do Grupo A2.
🇮🇸 ISLÂNDIA 🇮🇸
Convocatória:
Guarda-redes: Fanney Birkisdóttir, Telma Ívarsdóttir e Cecilía Rúnarsdóttir;
Defesas: Natasha Anasi, Gudný Árnadóttir, Gudrún Arnardóttir, Áslaug Munda Gunnlaugsdóttir, Sædís Heidarsdóttir, Ingibjörg Sigurdardóttir e Glódís Viggósdóttir;
Médias: Berglind Ágústsdóttir, Hildur Antonsdóttir, Dagný Brynjarsdóttir, Alexandra Jóhannsdóttir, Katla Tryggvadóttir e Karólína Vilhjálmsdóttir;
Avançadas: Agla Albertsdóttir, Amanda Andradóttir, Hlín Eiríksdóttir, Hafrún Halldórsdóttir, Sandra Jessen, Sveindís Jónsdóttir e Diljá Zomers.
Histórico:
Melhor EURO: Quartos-de-final (2013);
EURO 2022: Fase de grupos;
Campeonato do Mundo 2023: (não se qualificou);
Nations League 2023/24: terceiro lugar do Grupo A3.
🇫🇮 FINLÂNDIA 🇫🇮
Convocatória:
Guarda-redes: Anna Koivunen, Tinja-Riikka Korpela e Anna Tamminen;
Defesas: Nora Heroum, Emma Koivisto, Natalia Kuikka, Nea Lehtola, Eva Nyström, Maaria Roth, Emmi Siren e Joanna Tynnilä;
Médias: Olga Ahtinen, Adelina Engman, Vilma Koivisto, Katariina Kosola, Ria Öling, Oona Siren e Eveliina Summanen;
Avançadas: Sanni Franssi, Heidi Kollanen, Jutta Rantala, Linda Sällström e Oona Sevenius.
Histórico:
Melhor EURO: meias-finais (2005)
EURO 2022: fase de grupos
Campeonato do Mundo 2023: não se qualificou
Nations League 2023/24: vencedora do Grupo B2 (promovida)
1.ª Jornada — 2 de Julho
🇮🇸 Islândia 0-1 Finlândia 🇫🇮
A Finlândia abriu com o pé direito a sua campanha no UEFA Women's EURO 2025, ao vencer a Islândia por 1-0, num duelo marcado pelo equilíbrio e decidido por um momento de brilho de Katariina Kosola. Num jogo inaugural bem disputado, foi preciso esperar até aos 70 minutos para ver a bola entrar: a jovem finlandesa cortou da esquerda para o centro e disparou para o canto superior, assinando o primeiro golo da fase final.
A Islândia teve boas oportunidades antes do intervalo, com Glódís Viggósdóttir a obrigar Koivunen a boa defesa. Contudo, a expulsão de Hildur Antonsdóttir, por acumulação de amarelos, deixou a seleção nórdica em inferioridade numérica e complicou a sua tarefa na segunda parte.
Apesar do esforço final islandês, a Finlândia manteve a vantagem e quebrou um jejum de oito jogos sem vencer em fases finais do EURO. Destaque também para Linda Sällström, que se tornou a jogadora mais velha a representar a Finlândia num EURO, com quase 37 anos.
Foi uma estreia pragmática e eficaz da equipa de Marko Saloranta, que ganha moral para o resto do Grupo A, enquanto a Islândia terá de reagir já na próxima jornada.
MVP: Katariina Kosola (Finlândia)
🇨🇭 Suíça 1 - 2 Noruega 🇳🇴
A Suíça sonhou, mas foi a Noruega quem fez a festa em Basileia. No arranque do UEFA Women's EURO 2025, as anfitriãs entraram melhor, empurradas por um Estádio vibrante e uma primeira parte de grande intensidade. Reuteler acertou na trave, e pouco depois Riesen inaugurou o marcador, num golo com selo de insistência e talento.
Mas os fantasmas noruegueses dos últimos Europeus ficaram no balneário. A seleção nórdica entrou determinada no segundo tempo e em cinco minutos virou o jogo. Primeiro com Ada Hegerberg, de cabeça, a marcar o seu 50.º golo pela seleção. Depois, com um autogolo infeliz de Stierli, pressionada por Graham Hansen. Hegerberg ainda desperdiçou um penálti, mas a Noruega resistiu.
A Suíça tentou reagir, com Beney em destaque na reta final, mas faltou acerto. A Noruega, que em 2022 sofreu uma humilhação por 8-0 frente à Inglaterra, estreia-se agora com uma vitória que muda o rumo recente da sua história. Pela primeira vez desde 1997, uma anfitriã perdeu o jogo de estreia do EURO Feminino. Um golpe duro para a Suíça, uma noite de redenção para as vikings.
MVP: Géraldine Reuteler (Suíça)
Lucas Lemos
As últimas do Projeto: