Euro 2025: Tudo ou Nada
Portugal sonha após empate aos 90'; 5 equipas já estão apuradas: Como está a situação de cada grupo após a Segunda Jornada da UEFA Women's Euro 2025?
Começou o UEFA Women's EURO 2025!
Em 31 jogos, disputados por 16 seleções, está em jogo muito mais do que um troféu continental: jogam-se afirmações individuais, transformações coletivas e, quem sabe, a próxima revolução na modalidade. Ao longo do mês de competição, vamos acompanhar a prova com uma série de artigos que contam o que se vive no EURO 2025.
O apito inicial já soou: A viagem começa aqui!
🌟 Jogo em Destaque:
🇵🇹 Portugal 1-1 Itália 🇮🇹
Não poderia ser outro.
Portugal entrou com outra cara e outra alma. Depois de uma estreia muito dura frente a Espanha, a seleção portuguesa apareceu frente à Itália com atitude competitiva, bloco mais coeso e muito mais coragem na forma como tentou jogar. Não foi um jogo dos mais bonitos, mas foi intenso e equilibrado.
A posse foi quase sempre portuguesa — o resto, nem tanto. As Azzurri, mesmo sem grande domínio territorial, encontravam sempre as melhores oportunidades, com a Patrícia a ter de reagir desde os primeiros minutos às ameaças italianas, que até levaram um golo anulado por fora de jogo.
Na segunda parte, Portugal voltou melhor do que na primeira parte, mas logo voltou a diminuir o ritmo e a Itália cresceu. Patrícia Morais foi segurando o empate com uma exibição segura, mas não conseguiu evitar um autêntico golaço de Girelli, que à entrada da área mandou um remate em arco para o fundo das redes. Parecia o fim.
Parecia, mas Portugal voltou a mostrar fibra. Com pouco tempo por jogar, o jogo entrou naqueles momentos em que o Futebol já não é jogado com os pés — mas com o coração. E o coração ninguém pode tirar destas jogadoras.
A seleção nacional conseguiu condicionar a saída italiana e recuperar muitas bolas no meio-campo adversário, faltava apenas uma melhor definição no último terço, onde a equipa sentiu novamente dificuldades. Aqui entram as Dianas e as Silvas. Aos 80’ Diana Silva marcou o tão espero golo, que seria anulado por fora de jogo — mais um duro golpe. Mas se não foi com a Diana Silva, foi com a Silva e com a Diana: aos 89’ a bola chega à lateral da área para Dolores Silva, que encontra Diana Gomes sozinha para encobrir a guardiã italiana e empatar tudo.
Um empate sofrido, suado, mas justo. O apuramento é difícil, mas é possível.
MVP: Patrícia Morais (Portugal).
🧮 Como está a situação de cada grupo?
Grupo A: 🇳🇴 🇨🇭 🇫🇮 🇮🇸
O grupo mais Nórdico deste Euro é o único a ter já as três jornadas concluídas.
A primeira vaga foi ocupada ainda na segunda jornada, quando a Noruega confirmou o favoritismo e garantiu o apuramento ao vencer a Finlândia por 2‑1, com um golo decisivo de Caroline Graham Hansen aos 84 minutos, apesar de terem beneficiado de um auto‑golo finlandês no início.
Já a anfitriã Suíça, que recuperou da derrota na estreia ao vencer a Islândia por 2-0 na segunda jornada, teve de ir ao último jogo num confronto direto com a Finlândia, tendo assegurado o segundo lugar com um golo tardio de Xhemaili aos 90+2′(!!) e eliminando a seleção finlandesa.
Noruega e Suíça avançam, com uma Finlândia frustrada pela eliminação no último minuto e uma Islândia que sai com 3 derrotas.
Grupo B: 🇪🇸 🇮🇹 🇵🇹 🇧🇪
Não há quem segure as campeãs do Mundo.
Com Alexia Putellas em destaque ao marcar dois golos e oferecer duas assistências, a Espanha voltou a brilhar com uma vitória contundente por 6‑2 sobre a Bélgica, garantindo o apuramento antecipado. Enquanto isso, Itália e Portugal empataram 1‑1, mantendo viva a esperança das Navegadoras.
A Espanha está, então, apurada, tendo um confronto direto pela liderança com a Itália. Já Portugal só poderá chegar aos quartos se vencer a Bélgica e a Itália perder com a Espanha. A Bélgica já está eliminada.
Grupo C: 🇸🇪 🇩🇪 🇩🇰 🇵🇱
O grupo que mais cedo se resolveu.
Após vencer a Polónia, a Alemanha superou a Dinamarca por 2‑1 — mais uma vez com golos de Jule Brand e Lea Schüller — garantindo assim o apuramento. A Suécia também não deu hipóteses para as demais e consolidou a sua liderança no grupo ao vencer a Polónia por expressivos 3‑0 — mais uma vez sem sofrer golos —, garantindo também os quartos-de-final.
Suécia e Alemanha apuradas, Dinamarca e Polónia ficam de fora. Terminará em primeiro (e em terceiro) quem vencer os respetivos confrontos diretos.
Grupo D: 🇳🇱 🇫🇷 🏴 🏴
Nada está definido.
No que hora um dos jogos mais aguardados da prova, a atual campeã Inglaterra recuperou da derrota inaugural frente a França e protagonizou um triunfo categórico de 4‑0 sobre os Países Baixos, com Lauren James a marcar dois golos e recolocar as Lionesses na luta pelo apuramento. Já a França manteve o ritmo e venceu o País de Gales por 4‑1, estando com “um pé” nos Quartos. O grupo permanece totalmente em aberto, com todas as seleções ainda em competição.
Esta vou ter de fazer por pontos:
França: Apurada se não perder por 3 ou mais golos; fica em 1.º se não perder.
Inglaterra: Apurada se vencer Gales; fica em 1.º se ganhar e os Países Baixos não vencerem por 7 golos de diferença.
Países Baixos: Apuradas se ganharem da França por pelo menos 3 golos de diferença ou se a Inglaterra não ganhar; ficam em 1.º se vencerem por 7 ou mais.
País de Gales: Apurada se ganhar por 4 ou mais e os Países Baixos perderem.
Jogos já disputados da Terceira Jornada:
GRUPO A
10/7 — 🇳🇴 Noruega 4 - 3 Islândia 🇮🇸
10/7 — 🇫🇮 Finlândia 1 - 1 Suíça 🇨🇭
Jogos de Hoje (11/7):
GRUPO B
20:00 - 🇮🇹 Itália x Espanha 🇪🇸
20:00 - 🇵🇹 Portugal x Bélgica 🇧🇪
Lucas Lemos
As últimas do Projeto: