Footbal Goes Hollywood - Os "Tugas"
Uma análise Às possíveis performances do SL Benfica e FC Porto no próximo Mundial de Clubes, que começa oficialmente amanhã, 15 de Junho.
Nos Estados Unidos da América já se encontram os representantes portugueses para o renovado Mundial de Clubes. De Lisboa para a Flórida, mais concretamente para Tampa, a comitiva do SL Benfica aterrou ainda com algumas baixas devido aos atletas que se encontravam nas seleções nacionais. Já mais a norte, da “Invicta” partiram os 28 representantes do FC Porto, com destino ao Aeroporto de Newark, em Nova Jérsia.
O que pode fazer este Benfica?
Do lado vermelho e branco, Bruno Lage convocou 28 jogadores. Os grandes destaques são as ausências de Tomás Araújo (a recuperar de lesão), Samuel Soares (marca presença no Europeu Sub-21) e Zeki Amdouni (fim do empréstimo), tal como a integração de doze jovens da equipa B. Eis a lista completa: Trubin, Diogo Ferreira, André Gomes, Álvaro Carreras, António Silva, Samuel Dahl, Otamendi, Gonçalo Oliveira, Joshua Wynder, Leandro Santos, Bajrami, Aursnes, Kökçü, Leandro Barreiro, Florentino Luís, João Veloso, Rafael Luís, João Rego, Renato Sanches, Diogo Prioste, Ángel Di María, Vangelis Pavlidis, Aktürkoglu, Andrea Belotti, Schjelderup, Prestianni, Bruma e Tiago Gouveia.
Rui Silva, Nuno Félix e Eduardo Fernandes ainda estiveram presentes nos trabalhos da equipa de Bruno Lage nos Estados Unidos, mas o regresso dos internacionais ao trabalho acabou por fazer o técnico português dispensar os jovens jogadores.
Num grupo onde enfrentará Bayern Munique, Boca Juniors e Auckland City, não se pode pedir menos do que a passagem aos oitavos-de-final da competição. Apesar de desfalcado, o plantel encarnado continua a dar garantias de qualidade, principalmente no meio-campo e na frente de ataque. Esta pode ser, inclusive, uma excelente “pré-época” para alguns jovens se mostrarem a Bruno Lage e quem sabe garantirem um lugar no plantel principal da próxima temporada, com nomes como Leandro Santos à cabeça. O jovem português deverá inclusive ter bastantes minutos, caso Bruno Lage opte pela sua titularidade (no entanto, o favorito para ocupar o lugar continua a ser Aursnes).
Na lateral esquerda, Álvaro Carreras deverá disputar os últimos jogos com a camisola das “águias”, uma vez que supostamente se prepara para uma mudança para o Real Madrid no fim da competição. O grande ponto de interrogação é em que estado psicológico se encontra o espanhol para disputar a competição, uma vez que a falta de acordo entre clubes impediu o jogador de se mudar já para a capital vizinha, o que aparentemente desagradou o jogador.
E por falar em despedidas, Di María será outro nome que se despede dos adeptos benfiquistas no final do Mundial de Clubes. Já confirmado no Rosario Central para a próxima temporada, “El Fideo” terá pelo menos mais três jogos para imortalizar (ainda mais) o seu legado no clube português.
Em suma, as grandes dúvidas sobre a prestação do Benfica no Mundial de Clube passam pelo jogo com o Boca Juniors, que será certamente decisivo nas contas pela passagem à próxima fase, pela forma como os jovens chamados poderão ajudar na colmatação das ausências, e como será feita a gestão de Carreras e Di Maria, uma vez que não farão parte do plantel no próximo ano. Irá Bruno Lage preparar a próxima época, lançando jovens, deixando jogadores como o lateral esquerdo e o argentino no banco, ou será o “tudo por tudo” para um fecho de época na mó de cima?
SL Benfica X Boca Juniors - 16/06 - 23h00
SL Benfica X Auckland City - 20/06 - 17h00
SL Benfica X Bayern Munique - 24/06 - 20h00
O que pode fazer o Porto?
No Dragão, o cenário é diferente. Depois de uma temporada com alguns altos e muitos baixos, o FC Porto chega ao Mundial de Clubes na esperança que uma nova página comece a ser escrita ao longo desta competição. Os “dragões” aterraram em Nova Jérsia na terça-feira à noite, e na comitiva “azul e branca” o destaque foi Gabri Veiga, reforço do clube, vindo do Al-Ahli, da Arábia Saudita.
Martín Anselmi, técnico argentino, convocou um total de 30 jogadores, com os internacionais portugueses Diogo Costa e Rodrigo Mora a integrarem a comitiva que já se encontra nos Estados Unidos, tal como Samu Aghehowa, que esteve ao serviço da Espanha na Liga das Nações. Eis a lista completa: Diogo Costa (de fora do primeiro jogo devido a lesão), Cláudio Ramos, Samuel Portugal, Gonçalo Ribeiro, Diogo Fernandes, Otávio, Gabriel Brás, Ivan Marcano, Zaidu, João Mário, Nehuen Pérez, Tomás Pérez, Martim Fernandes, Francisco Moura, Zé Pedro, Stephen Eustáquio, William Gomes, Fábio Vieira, Pepê, Vasco Sousa, André Franco, Alan Varela, Rodrigo Mora, André Oliveira, Samu Aghehowa, Gabri Veiga, Danny Namaso, Deniz Gül, Ángel Alarcón e Gonçalo Borges.
Apesar da convocatória de Anselmi contar com os jogadores mencionados acima, em Portugal ficam ainda cinco opções, também convocados, caso seja necessário chamar “reforços”. São eles Domingos Andrade, Gil Martins, João Teixeira, Bryan Caicedo e Leonardo Vonic.
As maiores “histórias” desta convocatória são a chamada de quatro jogadores da equipa B dos “dragões” (Diogo Fernandes, Gabriel Brás, André Oliveira e Ángel Alarcón), o regresso de Vasco Sousa após fraturar o perónio e a possível estreia do espanhol Gabri Veiga, que chegou proveniente do Al-Ahli, da Arábia Saudita, por um valor a rondar os 15 milhões de euros (dependendo do ponto de vista, o valor do negócio pode também ser interpretado como 28 milhões de euros, uma vez que o FC Porto desistiu de receber uma parcela de 13 milhões de euros da transferência de Galeno para o mesmo clube).
Integrados no grupo de Palmeiras, Inter Miami e Al-Ahly (do Egito), o primeiro lugar do grupo deve ser o objetivo principal para a turma de Anselmi, com o primeiro jogo frente ao Palmeiras muito provavelmente a decidir o vencedor do grupo. No caminho para os oitavos, em caso de apuramento, equipas como o PSG ou o Atlético Madrid deverão aparecer no caminho do FC Porto.
Para Anselmi e respetiva equipa técnica, não será decisivo, mas está perto disso. As últimas exibições da temporada deixaram os adeptos entusiasmados (sete vitórias nos últimos nove jogos), e o Mundial de Clubes será importante para capitalizar esse ímpeto de final de temporada. O plantel da próxima temporada terá certamente um rosto bastante diferente do atual, com jogadores como Diogo Costa, Otávio, Eustáquio, Pepê, André Franco e Gonçalo Borges com mercado. É a última oportunidade do Porto acabar 2024/25 com um ponto alto.
FC Porto X Palmeiras - 15/06 - 23h00
FC Porto X Inter Miami - 19/06 - 20h00
FC Porto X Al Ahly - 24/06 - 02h00
João Pinto
As últimas do Projeto:
Youtube