Futebol Masculino Paris-2024: Fim da Fase de Grupos
Festival do 3-0, equipa-surpresa e repetição de Final de Mundial: tudo sobre a definição dos Quartos de Final do Torneio Masculino.
A fase de grupos do Torneio Olímpico de Futebol Masculino chegou ao fim! Após três jornadas, 24 jogos, polémicas e reviravoltas, estão finalmente decididas as oito equipas que disputarão a Fase a Eliminar em busca das tão sonhadas Medalhas Olímpicas.
Antes de nos focarmos nesta 3ª e última jornada, vejamos alguns dos números desta Fase de Grupos:
JOGOS OLÍMPICOS 2024 — Futebol Masculino (Fase de Grupos)
📅 24 Jogos
⚽ 65 golos marcados (Média de 2.7 por encontro)
🚫 6 golos anulados
🟨 85 (!) Cartões Amarelos (Média de 3,5 por encontro)
Ucrânia (11) e Paraguai (10) foram as equipas com mais amarelos
🟥 3 cartões vermelhos (Ucrânia, Paraguai e R.Dominicana)
⚠10 penáltis (4 falhados❌)
🎯Melhor Ataque: E.U.A., França e Japão (7 golos)
🔒Melhor Defesa: França e Japão (0 golos)
⭐Melhor marcador: Soufiane Rahimi 🇲🇦 (4 golos)
Agora que já tivemos o momento estatístico, vamos ao que interessa mais: o nosso pódio da terceira jornada! Hora de anunciar quem leva o bronze, a prata e o ouro pela última vez nesta fase de grupos:
FUTEBOL MASCULINO
PÓDIO: 2.ª JORNADA DO FUTEBOL MASCULINO
🥉A Medalha de Bronze vai para…🥉
… o “3-0”!
Estamos nos Jogos Olímpicos; Jornada de número 3. Dos oito encontros, destacaremos 3: os jogos de Marrocos, França e Estados Unidos. O motivo? Simples — Todas ganharam pelo mesmo resultado: 3-0. É isto mesmo, tivemos três jogos a terminar 3-0 numa mesma jornada.
Dois factos curiosos relativamente a esse “Festival do 3-0” a que assistimos são que Marrocos e os E.U.A vão justamente enfrentar um ao outro na próxima fase; além disso, a França gostou tanto deste resultado que o fez por duas vezes: dos três encontros disputados, ganhou por 3-0 em duas ocasiões.
Assim, este curioso “Festival do 3-0” chamou-me a atenção o suficiente para merecer o lugar de número 3 deste pódio sobre a jornada 3 — merecendo, também, ser contado em 3 parágrafos.
🥈A Medalha de Prata vai para…🥈
… França 🇫🇷 e Japão 🇯🇵 !
Sim, outra vez!
E o motivo é essencialmente o mesmo: França e Japão voltaram a vencer sem sofrer nenhum golo e garantiram-se como as duas únicas equipas de toda a competição a ter 100% de vitórias e ainda uma baliza imaculada.
Será que temos favoritas ao Ouro? E até quando conseguirão manter a baliza intacta? Veremos nos próximos capítulos.
🥇A Medalha de Ouro vai para…🥇
… Egipto 🇪🇬 e Marrocos 🇲🇦 !
Mais uma “dupla” a conquistar medalha nestes pódios, e desta vez a dupla de países de África! Quem leu o último texto se deve ter apercebido de que tanto Egipto quanto Marrocos precisavam de ganhar para garantir o apuramento. Contudo, o que rendeu o topo do pódio para as duas seleções não foi o facto de amas terem conseguido a vitória e o apuramento, mas sim a forma como o fizeram:
A seleção de Marrocos encontrava-se num grupo onde todos estavam com 3 pontos, então o jogo contra o Iraque era uma autêntica final. O que os marroquinos fizeram? Venceram por 3-0, como se de nada se tratasse, garantindo o apuramento em grande estilo; O Egipto, por sua vez, até poderia contar com o empate — o problema era que defrontava a Espanha (que venceu os dois primeiros encontros e estava já apurada), sendo um grande desafio. E o que os egípcios fizeram? Venceram os espanhóis por 2-1, garantindo não só o apuramento, mas a invencibilidade no grupo (empatou com a Rep. Dominicana e venceu o Usbequistão).
Assim, tivemos Egipto e Marrocos classificados nos seus respetivos grupos — e em Primeiro do grupo! As duas seleções africanas superaram Espanha e Argentina (respetivamente) para liderar os seus grupos e, também, o nosso pódio.
Com o pódio devidamente montado, vejamos os resultados da última jornada da Fase de Grupos e a classificação final:
RESULTADOS FUTEBOL MASCULINO — 3ª Jornada
*Q = Apurado para os Quartos da Competição
Com estes resultados, como é que ficou o chaveamento da Fase a Eliminar?
Assim, vemos que o destino voltou a pôr frente a frente França e Argentina (como em 2018 e 2022), as duas maiores candidatas ao ouro desta edição. Vemos, também, que agora não há mesmo nenhum jogo que seja menos interessante — a três jogos de uma medalha, todas as seleções certamente darão tudo!
As emoções aguardam-nos dia 2/8, quando arrancam os Quartos de Final!
Lucas Lemos