Euro 2025: As Melhores do Mundo
Goleada de Espanha sobre Portugal e vitória magra de Itália: Tudo sobre o segundo dia da UEFA Women's Euro 2025.
Este artigo é dedicado a Diogo Jota e André Silva. Que descansem em paz.🤍
Começou o UEFA Women's EURO 2025!
Em 31 jogos, disputados por 16 seleções, está em jogo muito mais do que um troféu continental: jogam-se afirmações individuais, transformações coletivas e, quem sabe, a próxima revolução na modalidade. Ao longo do mês de competição, vamos acompanhar a prova com uma série de artigos que contam o que se vive no EURO 2025.
O apito inicial já soou: A viagem começa aqui!
O Grupo B
Bélgica, Espanha, Itália e Portugal
O Grupo B promete ser um dos mais complicados da fase de grupos.
Espanha, campeã mundial em título, entra como favorita destacada, mas terá pela frente seleções com argumentos sérios para dificultar o caminho: a Itália quer voltar a afirmar-se no panorama europeu depois de alguns anos de altos e baixos; a Bélgica chega com uma geração interessante e ideias bem definidas; e Portugal, por sua vez, entra como outsider, mas com ambição e crescimento sustentado: após ter feito história em 2022 ao somar os primeiros pontos numa fase final, a equipa orientada por Francisco Neto quer dar o salto competitivo e mostrar que pertence a este palcos.
Não há jogos fáceis neste grupo, e qualquer deslize pode custar caro.
🇵🇹 PORTUGAL 🇵🇹
Convocatória:
Guarda-redes: Sierra Cota-Yarde, Patricia Morais e Inês Pereira;
Defesas: Catarina Amado, Lucia Alves, Ana Borges, Carolina Correia, Carole Costa, Diana Gomes, Joana Marchão e Ana Seiça;
Médias: Andreia Faria, Beatriz Fonseca, Andreia Jacinto, Kika Nazareth, Andreia Norton, Fatima Pinto, Tatiana Pinto e Dolores Silva;
Avançadas: Ana Capeta, Telma Encarnação, Diana Silva e Jéssica Silva.
Histórico:
Melhor EURO: Fase de grupos (2017, 2022);
EURO 2022: Fase de grupos;
Campeonato do Mundo de 2023: Fase de grupos;
Nations League 2023/24: Quarto Lugar do Grupo A2.
🇪🇸 ESPANHA🇪🇸
Convocatória:
Guarda-redes: Cata Coll, Adriana Nanclares e Esther Sullastres;
Defesas: Laia Aleixandri, Ona Batlle, Olga Carmona, Jana Fernández, Leila Ouahabi, María Méndez e Irene Paredes;
Médias: Aitana Bonmatí, Patri Guijarro, Vicky López, Alexia Putellas e Maite Zubieta;
Avançadas: Mariona Caldentey, Athenea del Castillo, Lucía García, Esther González, Cristina Martín-Prieto, Salma Paralluelo, Clàudia Pina e Alba Redondo.
Histórico:
Melhor EURO: Meias-finais (1997);
EURO 2022: Quartos-de-final;
Campeonato do Mundo de 2023: Campeã;
Nations League 2023/24: Campeã.
🇧🇪 BÉLGICA 🇧🇪
Convocatória:
Guarda-redes: Femke Bastiaen, Nicky Evrard e Lisa Lichtfus;
Defesas: Janice Cayman, Laura Deloose, Isabelle Iliano, Jill Janssens, Sari Kees, Zenia Mertens, Davina Philtjens e Amber Tysiak;
Médias: Tine De Caigny, Marie Detruyer, Elena Dhont, Kassandra Missipo, Jarne Teulings, Justine Vanhaevermaet e Sarah Wijnants;
Avançadas: Jassina Blom, Hannah Eurlings, Mariam Toloba, Ella Van Kerkhoven e Tessa Wullaert.
Histórico:
Melhor EURO: Quartos-de-final (2022);
EURO 2022: Quartos-de-final;
Campeonato do Mundo de 2023: Não se qualificou;
Nations League 2023/24: Terceiro Lugar do Grupo A1.
🇮🇹 ITÁLIA 🇮🇹
Convocatória:
Guarda-redes: Rachele Baldi, Francesca Durante e Laura Giuliani;
Defesas: Valentina Bergamaschi, Lisa Boattin, Lucia Di Guglielmo, Martina Lenzini, Elena Linari, Elisabetta Oliviero, Julie Piga e Cecilia Salvai;
Médias: Arianna Caruso, Manuela Giugliano, Eleonora Goldoni, Giada Greggi, Eva Schatzer, Annamaria Serturini e Emma Severini;
Avançadas: Barbara Bonansea, Michela Cambiaghi, Sofia Cantore, Cristiana Girelli e Martina Piemonte.
Histórico:
Melhor EURO: Finalista (1993, 1997);
EURO 2022: Fase de grupos;
Campeonato do Mundo de 2023: Fase de grupos;
Nations League 2023/24: Finalista do Grupo A4.
1.ª Jornada — 3 de Julho
🇧🇪 Bélgica 0-1 Itália 🇮🇹
Um daqueles jogos em que ninguém quer arriscar muito, mas toda a gente quer ganhar. A Itália foi mais competente no momento decisivo, segurou bem atrás e teve em Caruso e Di Guglielmo duas das figuras em destaque. A guarda-redes Durante também mostrou serviço, com boa saída aos cruzamentos e segurança nos poucos remates que apareceram.
A primeira parte teve pouca ocasião, mas alguma emoção. Primeiro foi Wullaert a ameaçar, depois foi Caruso a decidir: uma boa arrancada de Di Guglielmo, um passe bem medido e a camisola 7 a finalizar de forma eficaz. Golo aos 44 minutos, vantagem ao intervalo. A segunda parte mostrou uma Bélgica algo estéril, mesmo que esforçada. E se não fosse Lisa Lichtfus, guarda-redes belga, a história podia ter terminado mais cedo: defendeu um remate de Girelli, travou Cambiaghi duas vezes e foi a melhor das Diables Rouges.
Depois de campanhas menos felizes nos últimos Europeus, este triunfo pode ser, Para as italianas, é um que vale mais do que três pontos. O primeiro passo rumo a algo maior. Quem sabe até onde podem ir.
MVP: Arianna Caruso (Itália)
🇪🇸 Espanha 5 - 0 Portugal 🇵🇹
Foi um jogo duro, dentro e fora das quatro linhas.
A estreia de Portugal foi logo frente à campeã mundial em título, e o resultado foi uma mão cheia: 5-0. Em Berna, bastaram 45 minutos para resolver o dérbi ibérico — com quatro golos sem resposta ainda antes do intervalo.
O jogo mal começou e já havia história a ser escrita: Esther González abriu o marcador logo aos 2 minutos e tornou-se a espanhola mais velha de sempre a disputar uma fase final do Europeu Feminino. Sete minutos depois, Vicky López apareceu isolada ao segundo poste e fez o 2-0 com um toque subtil.
Era só o início.
Aos 41, brilhou Alexia Putellas. Com uma jogada digna de highlights, deixou tudo e todos para trás antes de fazer o terceiro. E mesmo a fechar a primeira parte, nova explosão espanhola: Clàudia Pina acertou no poste, Esther aproveitou a sobra e bisou.
Portugal tentou reagir na segunda parte: subiu, procurou ter bola; mas a Espanha nunca perdeu o controlo do jogo. E, já nos descontos, Martin-Prieto fechou a goleada com um cabeceamento certeiro.
Um teste duríssimo logo a abrir, frente à melhor seleção do mundo.
MVP: Alexia Putellas (Espanha)
Lucas Lemos
As últimas do Projeto: