O que esperar da Liga BPI 2024/2025
Vem aí mais uma época e parece que pode ser ainda mais competitiva do que a anterior. Com a saída de jogadoras cruciais, será que vamos assistir ao surgimento de novos talentos?
A nova temporada da Liga BPI arranca no fim de semana de 31 de agosto a 1 de setembro e à semelhança do que aconteceu na época passada, prevê-se que seja mais uma competição bastante renhida entre as equipas.
Os rivais Sporting e Benfica nunca estiveram tão próximos e o Braga parece ter qualidade para voltar aos lugares cimeiros da tabela. O Racing Power e o Damaiense fizeram revoluções no plantel e têm fortes possibilidades de continuar a fazer frente às equipas do topo. Por outro lado, o Länk Vilaverdense e o Famalicão podem voltar a estar na zona de despromoção, visto não terem investido no mercado, e o Estoril regressa, depois do Atlético Ouriense ter sido despromovido.
Com a saída de algumas das melhores jogadoras do campeonato - Kika Nazareth e Olivia Smith - resta saber como vão as equipas colmatar essas ausências e quem poderá surgir com maior destaque.
Enquanto a liga não começa, é tempo de fazermos previsões sobre a nova temporada!
Melhor equipa:
Sporting CP
Na última época, o campeonato ficou decidido na última jornada e o Sporting CP esteve perto de se sagrar campeão da Liga BPI, tendo ficado a apenas dois pontos das encarnadas. O clube de Alvalade tem visto o seu rival direto dominar o futebol feminino desde a sua chegada, mas parece que essa tendência se pode vir a alterar. A competitividade tem sido cada vez maior e, no ano passado, o Sporting ganhou os dois confrontos diretos frente às águias, levando a questionar se a hegemonia benfiquista poderá estar a chegar ao fim.
Neste defeso, movimentou-se muito bem e, apesar de ter perdido Olivia Smith, parece apresentar uma equipa mais consistente e sólida, com qualidade em todos os setores. O Sporting soube ir ao mercado e é de destacar a contratação de Bia Meio-Metro e de Telma Encarnação que podem juntar-se a uma grande equipa que alia a experiência e a juventude. Resta saber se uma possível presença na Liga dos Campeões poderá condicionar a performance na liga.
Equipa surpresa
SC Braga
É certo que parece estranho achar que o SC Braga pode ser a equipa surpresa da temporada, mas a verdade é que terminaram o campeonato de 2023-2024 em quinto lugar, atrás do Racing Power FC e Damaiense. Para a nova época, o Braga foi das equipas que mais se movimentou no mercado e, depois de fazer uma espécie de “limpeza à casa”, contratou mais de dez jogadoras. Algumas delas vindas do mercado nacional, outras do internacional, e, muito provavelmente, poderão constituir uma boa parte do onze inicial das bracarenses.
A frente de ataque pode vir a ser composta por Taty Sena (regressa a Portugal, depois de passar pela Hungria e Itália), Malu Schmidt (ex-Valadares Gaia) e Zoï Van De Ven (vinda do Feyenoord). No meio campo, a alemã Majou Wilde tem tudo para ser uma das figuras do meio-campo para a nova temporada. Na defesa, Katarzyna Konat pode vir a ser aposta dependendo de qual for o sistema escolhido e destaque para Leah Lewis que pode regressar aos relvados, depois de uma lesão grave.
Jogadora jovem surpresa
Maísa Correia
Para muitos é uma das jogadoras jovens mais talentosas e é isso que poderá ser neste novo ano. Caso seja aposta, o que acredito que seja, pode ser, facilmente, a jovem sensação da temporada, com apenas 17 anos. Na época passada, quem não se lembra da sua estreia, na liga, frente ao Länk Vilaverdense em que marcou um hat-trick em 20 minutos? É verdade, mas, ainda assim, foi perdendo espaço na equipa e não conseguiu afirmar-se. Agora, com a saída de Olivia Smith, acredito que pode ganhar mais destaque e que o Sporting, com uma jogadora desta qualidade, não precisa de procurar uma substituta.
Poderá ser o suficiente para chamar a atenção do selecionador Francisco Neto?
Melhor transferência
Telma Encarnação e Beatriz Cameirão
Telma Encarnação é a grande contratação do Sporting. Não existe, em Portugal, uma ponta de lança melhor para apostar na vitória do próximo campeonato e poderá ser o grande trunfo das leoas. Na época passada, a internacional portuguesa marcou 17 golos e agora que deu, finalmente, o salto para uma equipa de topo, tudo está alinhado para ser uma das jogadoras mais influentes da Liga BPI.
Beatriz Cameirão pode vir a ser uma das melhores transferências por razões diferentes, uma vez que poderá ser mais necessária para o Benfica do que a Telma para o Sporting. Ou seja, as encarnadas precisam de uma solução tática e não de uma jogadora que substitua Kika Nazareth, que tinha uma posição à sua medida, e o regresso de Cameirão pode servir para isso mesmo. Pode trazer rotatividade a uma posição muito sobrecarregada na última época (Andreia Faria e Anna Gasper) e, com mais uma jogadora, Filipa Patão pode deixar de jogar com três centrais e apostar num meio-campo, mais seguro, a três jogadoras.
Equipa desilusão
Marítimo
Pode parecer injusto escolher o Marítimo como equipa desilusão porque, na verdade, não existem grandes expectativas quanto à sua prestação. No entanto, perderam duas das suas jogadoras mais importantes e determinantes no plantel: Laura Luís (Clube Albergaria) e Telma Encarnação (Sporting CP). Foram as duas melhores marcadoras da equipa em 2023-2024, as duas somaram 28 golos e foram grande parte dos 33 golos marcados pelo Marítimo. Para uma equipa que não apresenta grandes soluções a nível coletivo, ficar sem estas duas referências pode vir a ser penoso para a permanência na liga.
Agora é a tua vez de dizeres quais são as tuas previsões!
Mafalda Ferreira Costa
As últimas do projeto: