Volta ao Mundo - Destaques das Ligas Europeias
Empate do Real Madrid, City x Chelsea, João Neves em destaque na França e surpresas em Itália: O que de mais importante aconteceu na Jornada de abertura das principais Ligas da Europa.
Nova rubrica na casa! Dia de estreia da Volta ao Mundo! Se a manobra implica em dar uma volta com o pé por todo o esférico (como podem ver abaixo, para quem não conhece), este espaço dará uma “volta” pelas principais ligas da Europa e do Mundo, contando o que de mais interessante aconteceu no fim de semana!
Assim, às terças-feiras, podem contar com o
, o , o , a Matilde Pinhol, a Mafalda Ferreira Costa e o Pedro Brites par vos pôr a par de tudo.Sem mais demoras, podemos começar esta nossa viagem? Se calhar, antes de irmos embora para outros países, começamos por “arrumar” a casa, não? Vamos lá ver o que de bom aconteceu no nosso querido Tugão.
✈ PRIMEIRA PARAGEM: PORTUGAL 🇵🇹
Diferenças nas vitórias de Benfica, Porto e Sporting
Em Portugal o nosso destaque passa pelas vitórias dos três grandes, cada uma com um sabor e conclusão diferente. Vamos por ordem cronológica, começando nos Açores, com a vitória do FC Porto diante do Santa Clara.
Os novos “dragões” de Vitor Bruno sofreram inicialmente, com dois lances muito perigosos da parte dos açorianos, no entanto, ao assumirem o jogo, com Iván Jaime como claro destaque entrelinhas, num jogo muito pensado para ser jogado no corredor central, o Porto chegou à vantagem ainda relativamente cedo no jogo, e o penalty de Galeno deu a tranquilidade necessária. Após a expulsão, nada aconteceu digno de registo. Sem querer retirar mérito ao Porto, uma vez que a deslocação aos Açores é sempre bastante complicada, é uma vitória que convém diferenciar da vitória do Sporting na Madeira. Existe ainda uma falta de domínio esclarecedor nesta equipa, o que é perfeitamente normal, dado o estado do plantel, as suas saídas e as diferenças da época passada. O Porto passou com facilidade e categoria, mas num nível de domínio diferente dos campeões nacionais.
Sporting que viu a sua vida muito dificultada na Madeira, enfrentando um bloco baixo e que impedia a circulação pelo corredor central. Pedro Gonçalves e Trincão agarraram a equipa individualmente, com lances a solo, e a segunda parte declarou a diferença de ritmos existente. Tiago Margarido planeou bem o jogo, todavia os índices físicos falharam na tentativa de responder aos “leões”. Vitória esmagadora na Madeira, e demonstra que neste momento os comandados de Amorim são a equipa em melhor forma em Portugal.
Depois da viagem às ilhas, regressamos ao continente, onde o Benfica venceu por 3-0 o Casa Pia em casa. Roger Schmidt pouco aprendeu da derrota em Famalicão e, não fosse as entradas de jogadores como Kökçü e Tiago Gouveia, o desfecho poderia ter sido outro. A equipa do Benfica tem potencial para dar e vender, disso não há dúvidas, mas continua a pairar a sensação de que com Schmidt, os limões nunca se irão transformar em limonada. Dos três grandes, é justo dizer que são a equipa que parte mais recuada, não pela qualidade do plantel, mas sim pelas ideias táticas do treinador não funcionarem com os jogadores disponíveis.
David Neres
A fuga da solução – Neres vai embora e, com ele, a esperança por qualquer coisa de diferente.
Durante as últimas semanas falou-se da possibilidade de um dos ativos mais importantes do Benfica rumar para uma nova paragem. Falo, obviamente, de Neres. O extremo brasileiro é um jogador tecnicamente dotado, com capacidades que vão muito além da norma, no campeonato português. Embora tenha sido menos impactante na passada época, o jogador que se prepara para reforçar o Nápoles, foi responsável por 27 G/A na época em que o Benfica de Schmidt se tornou campeão. A decisão de manter Di Maria é fundamental para compreender a saída de Neres. Tendo em conta a qualidade do próprio, não terá sentido para um jogador deste nível jogar a partir do banco na maioria dos jogos da época num clube em que merece a titularidade. A estrutura do Benfica teve de optar. Ou manter Di Maria, um ativo com um valor simbólico e com um impacto sem igual na época passada (30 contribuições para golo) mesmo que este não defenda e seja, fisicamente, mais frágil; ou manter Neres e dar-lhe a titularidade.
O Benfica de hoje joga sem largura, sem criatividade e sem desequilíbrio. Acrescentar a isso a perda de Neres é um duro golpe nas ambições dos benfiquistas (não digo nas de Schmidt pois este é também um dos responsáveis pela curta aposta em Neres na época passada).
O Benfica de hoje tem mais um problema que o Benfica de há uns dias: para além de parecer não ter uma solução de jogo viável, vai-se amputando e às possibilidades de mudar este estilo cinzento e degradante de jogar futebol.
OUTROS RESULTADOS:
Boavista 0-1 Braga
Vitória 1-0 Estoril
Gil Vicente 4-2 AVS
✈ PRÓXIMO DESTINO: ESPANHA 🇪🇸
Empate do Real Madrid com o Mallorca
Ai, o Real Madrid! Se não bastasse ter Vini “Balón de Oro” e “Belligol”, além de Rodrygo, Valverde, Tchouaméni, Courtois e mais craques, o Real Madrid ainda trouxe o Mbappé! Isto para não falar que no banco há o Güler, o Modrić, o Camavinga, o Endrick… A grande pergunta é: quem é que consegue parar esta equipa Galáctica? O que ninguém esperava, contudo, é que a resposta viesse já na jornada de abertura — e que a equipa responsável por parar o super Real Madrid fosse o Maiorca!
É verdade: desde o início do jogo, viu-se um encontro muito acirrado, tendo sido da equipa da casa — o Maiorca — a primeira oportunidade de perigo o jogo. A equipa maiorquina até teve um certo domínio durante os primeiros 10 minutos, até que, aos 13’, Vini Jr encontrou Rodrygo na área para marcar um belo golo para os merengues. Como reagiu a equipa da casa? Com calma, mantiveram o seu plano de jogo e continuaram a insistir, explorando as laterais e o gigante Muriqi dentro da área.
Estava dado o aviso. A seguir ao intervalo, o empate surgiu… com um golo de cabeça de Muriqi em resposta a um canto. O Real Madrid, mesmo com todas as suas estrelas, não conseguiu voltar a marcar, com Mbappé a terminar a sua estreia em LaLiga a passar em “Blanco” (desculpem lá, mas tinha de ser).
O facto aqui é que este Real Madrid está diferente, sem rotinas. De nada adianta ter Mbappé, Bellingham, Vini e Rodrygo, se não houver um sistema capaz de fazer este “Fantastic Four” jogar bem — é como teres diversos carros de luxo, mas não teres uma carta de condução (como o Mbappé, mas isto não vem ao caso). O caso, é que este Real é, de longe, a equipa mais atrativa do Mundo atualmente — esperemos é que esta atratividade saia do papel e comece a entrar nos relvados.
Se há alguém capaz de fazer estas peças únicas encaixaram num mesmo sistema, é Don Carlo Ancelotti. Contudo, não é uma tarefa fácil, de todo. Resta ver é quanto tempo levará e o que isto poderá custar ao Real Madrid.
OUTROS RESULTADOS:
Valência 1-2 Barcelona
Real Bétis 1-1 Girona
Villarreal 2-2 Atl. Madrid
✈ PRÓXIMO DESTINO: FRANÇA 🇫🇷
PSG: Não há Mbappé, mas há equipa (João Neves em destaque)
A Ligue 1, ao contrário do que diz o “sendo comum” da bola, está longe de ser uma liga desinteressante em comparação às outras. Na época 2024/25, então, esta noção não poderia estar mais equivocada. Isto se deve muito ao facto de que a Liga Francesa é, na verdade, uma das mais equilibradas da Elite Europeia: é a liga mais jovem (média de 25,4 anos) do top-5, o que serve de justificação para o enorme número de talentos que surgem desta liga — Camavinga, Tchouaméni, Mbappé… já deu para perceber.
Além disto, ao bom aproveitamento de jovens talentos junta-se também ao facto de que, a exceção do PSG, a maioria de clubes são de “segunda prateleira”, não “terceira” (como se vê em Espanha, por exemplo, onde Leganés, Osasuna, etc. — clubes dos quais não se espera grande coisa —, compõem quase metade da Liga). A Ligue 1 é uma liga extremamente difícil de antecipar, onde há cerca de 10 a 13 equipas de níveis muito próximos e capazes de quer disputar uma vaga europeia, quer lutar contra a despromoção. Mas o que acontece quando até mesmo o “super” PSG já não conta com Neymar, Messi e Mbappé? Será que teremos uma liga ainda mais aberta? Era esta a grande incógnita da Ligue 1 a ser resolvida nesta época.
E a reposta do PSG foi, basicamente… para não nos excitarmos muito. Não há mais aquela superestrela que comande a equipa, mas justamente por isto parece haver, pela primeira vez em muitos anos… uma equipa. Luis Enrique conseguiu pegar neste plantel extremamente jovem (23,5 anos em média) e implementar as suas ideias para que a equipa não só mantenha o alto nível, mas tenha o potencial de ir ainda além. Isto viu-se neste fim de semana com a estreia a golear o Le Havre por 4-1.
Dentre os vários jovens talentosos de Paris, destaque para o português João Neves, que se estreou apenas na segunda parte e, num jogo que estava 1-1 aos 85’, encontrou duas assistências seguidas num intervalo de um minuto para garantir a vitória do PSG. Kolo Muani fechou o resultado com uma penalidade e a goleada, com quatro golos marcados por quatro jogadores diferentes, demonstra que o PSG pode estar mais vivo do que nunca.
OUTROS RESULTADOS:
Rennes 3-0 Lyon
Monaco 1-0 St. Étienne
Brest 1-5 Marseille
✈ PRÓXIMO DESTINO: ITÁLIA 🇮🇹
Com Tengstedt a titular, Verona não deu hipótese ao Nápoles
A Serie A está de volta e a primeira jornada chegou com uma surpresa: Hellas Verona 3x0 Nápoles.
Nápoles foi até Verona e, provavelmente, não estava à espera que a equipa da casa fosse tão eficaz. Casper Tengstedt foi titular no Hellas, mas aos 74 minutos deu lugar ao colombiano Mosquera, que na sua estreia viria a ser um autêntico "super sub”.
Se na primeira parte o Nápoles foi claramente superior, com oportunidades de golo, no segundo tempo o Hellas Verona entrou cheio de vontade de fazer a diferença. Apanharam a equipa visitante desprevenida e Livramento, numa jogada de contra-ataque, fez o 1-0 aos 50 minutos.
O jogo seguia tranquilo, com algumas oportunidades desperdiçadas, até que, aos 74 minutos, Mosquera, acabado de entrar, fez o primeiro golo da conta pessoal e o segundo para a equipa da casa. Aos 90 minutos, já com a equipa napolitana em evidentes debilidades, bisou e fechou a contagem.
Que as coisas não estavam famosas para os lados de Nápoles já todos sabíamos, mas ficou ainda mais evidente que Antonio Conte tem muito trabalho pela frente. Como se o panorama geral já não fosse desanimador o suficiente, Khvicha Kvaratskhelia saiu lesionado ao intervalo e é mais uma dor de cabeça para Conte.
OUTROS RESULTADOS:
Genoa 2-2 Inter
Milan 2-2 Torino
Juventus 3-0 Como
✈ PRÓXIMO DESTINO: INGLATERRA 🏴
Chelsea x Manchester City e os 100 jogos de Haaland
Um belo jogo de cartaz para marcar o regresso do melhor campeonato nacional do mundo. Uma das melhores equipas do mundo, e a equipa que contrata todos os jogadores do mundo. Infelizmente para o Chelsea, não se jogam 11 contra 43, no futebol são 11 contra 11, e no fim, venceu aquela que tem o robot nórdico e não estou a falar do Viktor Gyökeres (ainda…).
O ponta de lança de 24 anos já contribuiu com 93 golos e 15 assistências em 100 jogos pelos ‘Citizens’. E nem está no seu prime ainda. Assustador.
Uma máquina de golos. Um bicho autêntico, incansável na procura do esférico para fazer golo. Nem as lesões e uma suposta ‘época em baixo’ consegue travar, quem, aquele que Cucurella era suposto fazer tremer? Que desrespeito.
A equipa de Enzo Maresca mostrou sinais de vida nas saídas rápidas, principalmente, mas há muitas dinâmicas ainda para trabalhar. Aquele perfecionista chamado Pep Guardiola não estará satisfeito com a fragilidade que a sua equipa transmitia nas transições defensivas.
Destaque também para uma nova temporada sem De Zerbi-ball (mas com Hürzeler-ball), o primeiro golo de Joshua Zirkzee pelo Manchester United, a primeira vitória da era Arne Slot em Liverpool, e um dedo foi destacado pelo cu do Gabriel Jesus. Também não percebi porquê. É uma pergunta para Yerson Mosquera.
OUTROS RESULTADOS:
Arsenal 2-0 Wolves
Ipswich 0-2 Liverpool
United 1-0 Fulham
🌍 E EM OUTROS PAÍSES? 🌍
🇩🇪 O Bayer Leverkusen sagrou-se campeão da Supertaça da Alemanha ao bater o Estugarda nos penáltis.
🇸🇦 O Al-Hilal de Jorge Jesus e Rúben Neves goleou o Al-Nassr de Ronaldo e Otávio para conquistar a Supertaça da Arábia Saudita.
🇳🇱 O Ajax estreou-se na Eredivisie a perder por 2-1 frente ao Breda.
🇹🇷 O Fenerbahçe de Mourinho sofre empate aos 95’ e já leva dois jogos sem vencer.
O Volta ao Mundo regressa na próxima terça-feira a contar mais histórias dos melhores campeonatos do Mundo! Subscrevam e fiquem atentos!
João Pinto, Kevin Fernandes, Lucas Lemos, Mafalda Costa, Matilde Pinhol e Pedro Brites
As últimas do projeto: