Volta ao Mundo - Destaques das Ligas Europeias #3
Clássicos em Portugal, Itália e Inglaterra; o fim do "pacto" do Leverkusen e o Barcelona de Hansi Flick: os destaques do fim de semana.
Dia de Volta ao Mundo! Se a manobra implica dar uma volta com o pé por todo o esférico, este espaço dará uma “volta” pelas principais ligas da Europa e do Mundo, contando o que de mais interessante aconteceu no fim-de-semana.
Assim, às terças-feiras, podem contar com João Pinto, Kevin Fernandes, Lucas Lemos, Matilde Pinhol, Mafalda Ferreira Costa e Pedro Brites para vos pôr a par de tudo.
✈ PRIMEIRA PARAGEM: PORTUGAL 🇵🇹
O Clássico em Alvalade
Em Alvalade, esperava-se mais do que um jogo. Depois da Supertaça e da forma épica que esta tomou e dos arranques positivos de ambas as equipas, existia enorme expectativa para perceber se a equipa de “remendos” do Porto seria suficiente para parar a equipa mais forte, no papel, do campeonato. Não foi. Vamos perceber o porquê.
O jogo começou azul. Os dragões entraram pressionantes e a causar o erro leonino. Destaque para o “menino” Vasco Sousa, agigantado num meio-campo precioso que contou também com Nico e Varela. O Porto foi pressionando e sufocando mas sem maltratar. Não gerou situações de perigo iminente. Então, com maior capacidade de sair da pressão ao fim de 20 minutos de maior dificuldade, o Sporting assumiu o jogo até a fim da primeira parte, criando várias boas oportunidades para finalização. Destaque para o sueco, que em duas movimentações iguais pelo flanco esquerdo do Sportng, gerou espaço no centro da área para os remates de Pote e de Trincão.
A segunda parte trouxe parecenças com a primeira. O início começou com uma boa oportunidade para o Sporting mas a pressão do Porto voltou-se a fazer sentir com uma marcação apertada na saída de bola a configurar um 4 para 4 (Diomande, Quaresma, Inácio e Hjulmund contra Namaso, Pepê, Jaime e Vasco Sousa) que trouxe dificuldades ao Sporting – Kovacevic intranquilo com os pés.
Uma abordagem infantil – difícil de perceber como em fins de agosto de 2024 ainda existam centrais a irem defender à queima Gyokeres – de Otávio deu justiça ao resultado que acabaria por se avolumar no final. Um justíssimo 2-0 que mostrou as diferenças entre uma equipa de autor e uma em construção. Há boas notas para ambos os lados: Porto bem na pressão e na troca de bola quando pressionado, Vasco em grande forma, Galeno a pedir mais proximidade com a área, Martim Fernandes a mostrar trabalho; Sporting defensivamente sólido, a fazer render a forma de Gyokeres, tranquilo perante o 0-0, Pote em modo estrela, Geny decisivo e Quenda a ser esculpido. Falta ver como é que os reforços irão alterar as perspetivas destas equipas – mais no caso do Porto.
OUTROS RESULTADOS:
Moreirense 1-1 Benfica
Santa Clara 2-1 AVS
Vitória SC 1-0 Famalicão
✈ PRÓXIMO DESTINO: ESPANHA 🇪🇸
FC Barcelona de Hansi Flick
Há muitas semelhanças entre Hansi Flick e Luís de la Fuente (selecionador da seleção espanhola) - o impacto imediato perante a missão de manter identidade, mas implementar uma renovação do mesmo para trazer outra imprevisibilidade e versatilidade.
“Aqui, a tradição é jogar com muitos toques e passes curtos para criar espaço. Eu quero focar em chegar mais rapidamente à baliza, com foco em marcar mais golos.”
A mesma filosofia, mas com urgência e variação na forma de verticalidade.
Quatro jogos, quatro vitórias na LaLiga com uma média acima de três golos por jogo: incluindo uma goleada histórica frente ao Real Valladolid.
A última vez que o Barcelona venceu por sete golos? O Lamine Yamal tinha nove anos de idade, e os adeptos do Vitoria SC mal conheciam um prodígio chamado Raphinha. O mesmo que marcou hattrick. Flick-Raphinha promete ser um casamento feliz, para não falar do próprio Casadó e restantes produtos da La Masia. Diamantes em bruto, para lapidar pelas mãos do perfeccionista obcecado alemão.
As dinâmicas entre os criativos Olmo e Pedri. Basta mencionar estes nomes na tentativa de descrever ‘jogar entrelinhas’. Better love story than Twilight.
E dependência no Lewandowski em decadência? Primeiro, o injustiçado é o melhor marcador do campeonato com quatro golos, e segundo, já houve sete jogadores diferentes a contribuir com golos nos primeiros quatro confrontos da temporada.
Nesta fase antecipada da nova temporada da LaLiga, Flick-ball promete. E isto é só o início…
Em outras notícias, Kylian Mbappe marcou dois golos, e ambas as equipas do Sevilha e Villarreal não ganharam. Ok, não é uma notícia, mas valeu a pena mencionar.
OUTROS RESULTADOS:
Real Madrid 2-1 Betis
Getafe 0-0 Real Sociedad
Osasuna 3-2 Celta de Vigo
✈ PRÓXIMO DESTINO: ITÁLIA 🇮🇹
Itália à Portuguesa: Conceição e Nuno Tavares estreiam por Juventus e Nápoles em fim de semana de clássicos
Jogou apenas 45 minutos, mas deixou boa impressão: Francisco Conceição foi um dos destaques do empate sem golos entre Juventus e Roma em Turim. Num jogo sem grande capacidade ofensiva por parte das duas equipas, coube ao internacional português fazer que sabe de melhor — desequilibrar os adversários a partir das alas. Em Itália até já se fala em contratar o “Chico”, emprestado pelo FC Porto, em definitivo. Com o resultado, a Juventus de Thiago Motta perde a liderança (estando empatada com Inter, Torino e Udinese), enquanto a Roma segue sem vencer após 3 jornadas, amargurando a 16ª posição.
O Juve 0-0 Roma não foi o único clássico Italiano deste fim de semana, tendo havido também Lazio e Milan. Pavlovic ainda abriu o placar para a formação de Milão, mas coube mesmo a Rafael Leão salvar os Rossoneri após a Lazio ter conseguido a reviravolta por 2-1 com duas assistências do estreante Nuno Tavares — eleito o MVP do encontro. Resultado Final: 2-2, com o Milan de Paulo Fonseca ainda sem vencer na atual época.
O Inter - Atalanta fecha, assim, o fim de semana de clássicos, com a equipa de Simone Inzaghi a destruir a campeã da Liga Europa por 4-0. Djimsiti fez um autogolo ainda aos 3 minutos de jogo e, aos 10’, Barella já ampliava o marcador. Estava tudo dito. Na segunda parte, Marcus Thuram voltou a brilhar com um bis (marcou aos 47’ e aos 56’), levando já 4 golos em três encontros num Inter que assume a liderança da Serie A.
Vale lembrar que as equipas Italianas defrontarão as portuguesas nas competições europeias: a Juve defronta o Benfica na Liga dos Campeões, enquanto a Roma recebe o Braga e a Lazio recebe o Porto pela Liga Europa.
OUTROS RESULTADOS:
Venezia 0-1 Torino
Genoa 0-2 Verona
Fiorentina 2-2 Monza
✈ PRÓXIMO DESTINO: ALEMANHA 🇩🇪
Série de 35 jogos sem perder chegou ao fim para o Leverkusen
Foi frente ao RB Leipzig que a equipa de Xabi Alonso voltou a perder, ao fim de 35 jogos. A jogar em casa, dominou a primeira parte e teve boas oportunidades de golo para poder aumentar a sua vantagem. Aos 39 e 45 minutos de jogo, Frimpong e Grimaldo fizeram os dois golos e tudo parecia encaminhar-se para mais uma vitória. No entanto, ainda antes de chegar ao intervalo, o Leverkusen vacilou defensivamente e Henrichs cruzou para Kampl que estava solto à entrada da área.
Na segunda parte do encontro, a equipa da casa permitiu a reviravolta no marcador com um bis de Openda, aos 57 e 80 minutos. No primeiro golo de Openda, Sesko fez um passe em profundidade para o Belga que não tremeu em frente à baliza. No golo da reviravolta, Openda recebeu a bola no lado esquerdo e marcou um grande golo de fora da área.
Ficou bastante evidente que o Leverkusen não se conseguiu recompor defensivamente sempre que perdeu a posse de bola, resultando em golos ou oportunidades desperdiçadas pelo adversário. Talvez seja essa uma das maiores debilidades da equipa de Xabi que tem cedido vários espaços aos adversários, bem aproveitados pelo Leipzig na segunda jornada da Bundesliga.
É preciso lembrar que no primeiro jogo do campeonato, frente ao Borussia Mönchengladbach, o Leverkusen voltou a não conseguir iniciar uma época da melhor forma e só desempatou o encontro aos 90+11.
Pode estar a iniciar-se uma nova fase para o Bayer e resta saber se a equipa vai reagir da melhor forma a esta derrota, depois de ter quebrado recordes de jogos sem perder. A última derrota sofrida pelo Leverkusen tinha sido a 27 de maio de 2023, frente ao Bochum (3-0).
OUTROS RESULTADOS:
Suttgart 3-3 Mainz
Bayern 2-0 Freiburg
Heidenheim 4-0 Augsburg
✈ PRÓXIMO DESTINO: INGLATERRA 🏴
Manchester United x Liverpool
Esqueçam o dérbi de Manchester ou qualquer um dos de Londres: o jogo mais aguardado de toda a Premier League é entre Liverpool e Manchester United. A equipa de Ten Hag recebeu os Reds em Old Trafford para a terceira jornada da Premier League. No entanto, as coisas não podiam ter corrido de pior forma para o neerlandês, ainda com pesadelos do 7-0 em Anfield.
Numa primeira parte, a partida parecia estar a ser bem disputada de parte a parte. Aos 7 minutos, Trent Alexander-Arnold abriu as hostilidades e beijou a câmera a la Steven Gerrard para celebrar, mas acabou por ver o VAR a anular-lhe o golo - esse viria pouco tempo depois. Gravenberch aproveitou o passe falhado de Casemiro e encontrou Salah junto da grande área, acabando o número 11 por fazer a assistência para o cabeceamento de Luis Díaz. Foi o suficiente para deixar o Manchester United emocionalmente instável, algo de que não recuperaram até ao fim dos noventa minutos. Não satisfeita, a dupla do ataque do Liverpool voltou a fazer das suas. Salah fez o passe para Díaz que, sem hesitar, fez o 2-0 naquele que está a ser um belo arranque de temporada do colombiano.
Começou a segunda parte e a desorganização e insegurança dos Red Devils contrastavam com a consistência a defender e a fluídez a atacar do Liverpool. Contrariamente ao que vinha acontecendo na última época, em que sofreram um excessivo número de golos, a defesa dos Reds demonstrou uma consistência que há muito escasseava, somando já três jornadas sem sofrer. Aí, foi Alisson a figura em destaque, intervindo com várias defesas que fizeram os adeptos do clube respirar de alívio.
Já no meio-campo, foi Gravenberch quem brilhou. Num período de renovação do mesmo, o jovem de vinte e dois anos foi um dos pilares da equipa, fosse a transportar a bola para a grande área, fosse a recebê-la em espaços curtos ou a fazer face à pressão rival.
Os elogios não estariam completos se não mencionássemos um dos homens da frente, de seu nome Mohamed Salah. Naquela que pode ser a sua última temporada em Anfield, o mestre em criar oportunidades soma já três golos e três assistências - um arranque de época absolutamente fenomenal. Desde a sua chegada em 2017, tem sido um dos mais constantes do campeonato, o que o coloca no patamar de melhores jogadores de sempre da Premier League. Há que desfrutar enquanto é tempo.
Haaland: Gira o disco e marca o mesmo
Ser recebido no London Stadium não é fácil para nenhuma equipa. O ambiente é caloroso, a equipa do West Ham conta com muita qualidade no seu plantel e no seu treinador, e lutam aguerridamente pela Europa ano após ano. No entanto, existe Erling Haaland. E sentimos que não é preciso dizer muito mais…
São “apenas” seis golos nos últimos dois jogos. Até quando vamos continuar a ficar surpreendidos com este tipo de frases? Não sabemos, mas o certo é que o norueguês continua a surpreender tudo e todos, e por consequência, a bater os recordes de tudo e todos. Para que se perceba a brutalidade que são os números de Erling Haaland, não há nenhuma equipa na Premier League que tenha tantos golos como ele (apenas o Liverpool empata, ambos com sete golos na competição).
O campeão em título deslocou-se a Londres, venceu por 1-3, e segue na liderança do campeonato, agora apenas igualado pelo Liverpool, também com 9 pontos. Ocorre agora a pausa para seleções, e quem beneficia é…. o Brentford. E porquê? Bom, são o próximo adversário do Manchester City, e neste registo de Erling Haaland, acreditamos que o terceiro hat-trick consecutivo fosse não só uma possibilidade, mas sim um objetivo para o robô de Manchester. Absolutamente absurdo.
OUTROS RESULTADOS:
Newcastle 2-1 Tottenham
Arsenal 1-1 Brighton
Crystal Palace 1-1 Chelsea
🌍 E EM OUTROS PAÍSES? 🌍
🇧🇷 Botafogo de Artur Jorge vence o líder Fortaleza e assume a liderança provisória do Brasileirão;
🇫🇷 Penálti marcado por Vitinha na vitória do PSG frente ao Lille
O Volta ao Mundo regressa na próxima terça-feira a contar mais histórias dos melhores campeonatos do Mundo. Subscrevam e fiquem atentos!
João Pinto, Kevin Fernandes, Lucas Lemos, Mafalda Ferreira Costa, Matilde Pinhol e Pedro Brites
As últimas do projeto: