Volta ao Mundo - Destaques das Ligas Europeias #2
O Super Famalicão, o Chelsea à boleia do Quente e do Frio e mais: as histórias da segunda semana da temporada.
Dia de Volta ao Mundo! Se a manobra implica dar uma volta com o pé por todo o esférico, este espaço dará uma “volta” pelas principais ligas da Europa e do Mundo, contando o que de mais interessante aconteceu no fim-de-semana.
Assim, às terças-feiras, podem contar com João Pinto, Kevin Fernandes, Lucas Lemos, Matilde Pinhol, Mafalda Ferreira Costa e Pedro Brites para vos pôr a par de tudo.
✈ PRIMEIRA PARAGEM: PORTUGAL 🇵🇹
E já vão três vitórias para o Super Famalicão
Primeiro com o Benfica, depois com o Estrela da Amadora e, agora, com o Boavista. Tem sido um início de temporada sem espinhas para o Famalicão, com várias soluções no plantel capazes de decidir jogos. Contra o Boavista, não fizeram alterações face ao triunfo por 0-3 na Reboleira e apesar de não ter sido um jogo de encher olho, souberam manter a vantagem e segurar o encontro.
Logo aos cinco minutos, Francisco Moura fez um cruzamento rasteiro, para a zona de grande penalidade, recebido por um surpreendente calcanhar de Gustavo Sá. O médio de 19 anos está a fazer as delícias de qualquer adepto, mas só pode estar surpreendido quem não acompanhou a sua evolução. Estava, então, feito o 1-0 e, de resto, o grande destaque da primeira parte. Na segunda parte, o Boavista mexeu na equipa e atacou a baliza de Zlobin, com vontade de mudar o rumo do jogo. O Famalicão esteve perto de sofrer, mas o seu guardião levou sempre a melhor. Bruno Onyemaechi cabeceou para o empate, mas Zlobin desviou por cima da trave, e João Barros fez um remate de fora da área que foi travado, mais uma vez, por Zlobin.
Destaque também para alguns jogadores como Francisco Moura e Calegari que asseguraram a profundidade dos flancos e estiveram presentes ofensivamente e defensivamente. No meio campo, Mirko Topic foi travando as ofensivas dos axadrezados e Zaydou foi fundamental para tornar o jogo dos famalicenses mais vertical, conseguindo criar oportunidades de perigo, principalmente depois do intervalo.
A equipa da casa sofreu para vencer, mas segurou de forma eficiente a vantagem ganha aos cinco minutos de jogo e mostrou que não podia ter começado o campeonato da melhor forma. São três vitórias em três jogos e seis golos marcados e zero sofridos, algo que nunca tinha acontecido.
O golo da jornada 🥅
O Benfica marcou o melhor dos golos ao realizar o sonho do Francisco, que perdeu os pais e a irmã, tal como a casa onde vivia, numa explosão, em junho. Francisco assistiu ao Benfica - Estrela da Amadora, esteve presente no relvado junto dos craques da Luz e fez uma visita guiada ao centro de estágios e treinos, no Seixal. Como se isso não bastasse, esteve com o plantel encarnado, partilhando bons momentos com alguns dos jogadores.
No fundo, nunca será só futebol e o Francisco foi, sem dúvida, o melhor em campo.
Bela iniciativa, Fundação Benfica!
OUTROS RESULTADOS:
Farense 0-5 Sporting
Porto 2-0 Rio Ave
AVS 1-0 Vitória SC
✈ PRÓXIMO DESTINO: ESPANHA 🇪🇸
Atlético de Madrid: Balanço do mercado de transferências e brilharete de Marcos Llorente
O primeiro grande encontro da temporada 24/25 da LALIGA teve lugar este fim-de-semana: Atlético de Madrid x Girona. Por um lado, o Girona não conseguiu substituir Savinho e Dovbyk, existindo dúvidas sobre conseguirem continuar a superar expectativas ano após ano. Por outro lado, o Atlético soube ir ao mercado para colmatar debilidades defensivas e rejuvenescer o plantel. Na 14.ª época de Diego Simeone, era essencial uma renovação para voltar a lutar por títulos, em especial quando Real Madrid e FC Barcelona se têm vindo a reforçar com qualidade. Para tal, fecharam de vez o dossier “João Félix” e decidiram investir de forma a ter rendimento imediato. Robin Le Normand, Alexander Sørloth, Conor Gallagher, Clément Lenglet e, a joia da coroa, Julián Alvarez, foram os escolhidos para devolver a esperança aos adeptos colchoneros.
Sem margem para dúvidas, tanto Sørloth como Alvarez surgem para dar um salto qualitativo no ataque. O antigo número 11 do Villarreal lutou até ao fim para ser o melhor marcador de 23/24, evidenciando-se pela agressividade e pragmatismo. Na frente, estará bem acompanhado por La Araña (alcunha dada a Julián) e Griezmann - uma dupla que vai dar que falar. Apesar de as dinâmicas entre os dois ainda não estarem em ponto de rebuçado, para lá caminham.
Conor Gallagher veio implicado no negócio de Félix e apresenta-se com um perfil bastante útil ao meio-campo do Atleti. Com energia e competitividade para dar e vender, contribui para uma maior agressividade da equipa, especialmente quando o jogo começa a perder ritmo.
Por fim, Le Normand e Lenglet chegam para aportar coisas diferentes à defesa. O campeão Europeu assume o papel de substituir Savić, conferindo a segurança defensiva que, de há uns tempos para cá, vinha escasseando. Forte em duelos e no jogo aéreo, o internacional espanhol parece uma escolha acertada. Já Lenglet, central canhoto emprestado pelo Barça, destaca-se pela saída de bola, uma característica algo valorizada pelo treinador. Este é o reforço que mais dúvidas deixa, não demonstrando há muito o nível que teve em Sevilha. Ainda assim, há que dar tempo ao tempo e, em maio, se for preciso, cá estaremos para admitir que estávamos errados.
Apesar de as novas contratações serem sonantes e de estarem a dar sinais positivos, os holofotes estão apontados para Marcos Llorente: 2 golos e 1 assistência em 2 jogos. Dominante no flanco direito, o médio apresenta-se com uma forma física fora do comum para esta fase do campeonato, onde ainda existem muitas readaptações.
Nestas condições, será o ano de o Atleti se intrometer na luta pelo título?
OUTROS RESULTADOS:
Barcelona 2-1 Athletic
Real Madrid 3-0 Valladolid
Sevilla 1-2 Villarreal
✈ PRÓXIMO DESTINO: FRANÇA 🇫🇷
O Lyon e os Milhões (de Problemas)
Tendo como dono o empresário americano John Textor (da Eagle Football, que conta também com holdings no Crystal Palace e Botafogo), o Olympique Lyonnais tem enfrentado dificuldades desportivas e financeiras há um tempo: segundo o L’Équipe, o Lyon precisa arrecadar 100 milhões de euros até ao final deste mercado para evitar punições graves. Esta situação não é de agora e viu-se na época passada, quando o clube de Textor chegou a ocupar a última posição da Ligue 1. A grande surpresa é que o Lyon é, também, o clube francês que mais gastou na atual época: mais de 135 milhões de euros em 10 novos reforços, o que gera mais dúvidas do que respostas em Ródano… Seriam águas passadas?
Aparentemente… Não. Se a situação financeira (e uma possível necessidade de vender vários atletas) não fosse stressante o suficiente, a verdade é que, nos relvados, o Lyon volta a preocupar os adeptos: após perder por 3-0 com Rennes, agora, a jogar em casa (no que era o jogo mais aguardado da jornada), perdem por 2-0 frente ao Mónaco, com os jovens Ben Seguir (19 anos) e Lamine Camara (20) a garantirem a vitória monegasca.
Com duas derrotas seguidas e nenhum golo marcado, Les Gonnes ocupam a 17ª posição da Liga. Na época passada, conseguiram uma recuperação milagrosa e até conseguiram uma vaga para a Europa League, mas será que à segunda é de vez? O Lyon é uma equipa para manter no radar durante as próximas semanas.
OUTROS RESULTADOS:
PSG 6-0 Montpellier
Marseille 2-2 Reims
Strasbourg 3-1 Rennes
✈ PRÓXIMO DESTINO: ITÁLIA 🇮🇹
OUTROS RESULTADOS:
Roma 1-2 Empoli
Torino 2-1 Atalanta
Napoli 3-0 Bolonha
✈ PRÓXIMO DESTINO: ALEMANHA 🇩🇪
Bayern de Kompany
Depois da desilusão da época passada, o Bayern entrou a vencer na 1ª jornada da Bundesliga. Apesar dos 3 pontos, existiu demasiada intranquilidade para os bávaros, na sua deslocação à Volkswagen-Arena.
Os favoritos entraram com mais ímpeto e em modo rolo compressor. Foi dessa forma que Gnabry e Kane fizeram as ameaças que Musiala consagrou. Um Bayern intenso e a criar inúmeras oportunidades deram (enganadores) sinais positivos aos adeptos, que vêm de uma época de falhanços – até na procura de um treinador, o Bayern enfrentou inúmeras dificuldades. No entanto, o Bayern que chegou à Bundesliga com tudo rapidamente desapareceu. O pouco rigor defensivo está na origem de 3 momentos cruciais da 2ª parte: o penálti cometido sobre Tiago Tomás, que originou o 1-1, a má reação à perda que, minutos depois, deu oportunidade ao Wolfsburgo de atirar a bola ao poste da baliza de Neuer e a perda de bola que originou o 2-1 para os da casa. Mais que apanhada de surpresa, esta equipa respirava intranquilidade e mostrou-se incapaz de lidar com a adversidade de sofre 2 golos em menos de 10 minutos. A reação ao 2-1 foi mais positiva e a turma de Kompany voltou a pegar nas rédeas do jogo. Musial e Olise tentaram combinar para desbloquear o jogo, mas foi mesmo um autogolo que deu origem à remontada bávara – que chegaria a 10 minutos do fim por Gnabry.
O começo de Kompany não foi brilhante. Vários jogadores – na linha defensiva, essencialmente – mostraram-se intranquilos e demasiado falíveis e noutou-se um desnorte após o 1-1. Será fundamental perceber que equipa é esta que aqui temos, este ano. Kane, Musiala, Olise…enfim, há um sem fim de qualidade nesta equipa do Bayern, mas já vimos que apenas a qualidade pode não chegar. Já na 5ª jornada, vai haver duelo entre Bayern e Leverkusen e, até lá, iremos começar a perceber se este Bayern tem pernas para correr, que a andar não será campeão.
OUTROS RESULTADOS:
Dortmund 2-0 Frankfurt
RB Leipzig 1-0 Bochum
Freiburg 3-1 Estugarda
✈ PRÓXIMO DESTINO: INGLATERRA 🏴
Chelsea à boleia do Quente e do Frio
Viajando para terras de sua majestade, o destaque desta semana recai no Chelsea de Enzo Maresca, como não poderia deixar de ser. Num jogo onde a língua portuguesa era repetida frequentemente (sete jogadores portugueses participaram no encontro), foi o “fogo” de Noni Madueke e o “gelo” de Cole Palmer que ditaram o encontro. A dupla inglesa repetiu a fórmula três vezes, deu ao Chelsea a primeira vitória da temporada na liga inglesa, e levou para casa ainda dois hat-tricks, um de assistências para Palmer (que ainda marcou um golo), e um de golos para Noni.
Madueke esse que, antes sequer do árbitro iniciar a partida, já era um dos protagonistas da tarde. Pouco passava da meia-noite quando o extremo ex-PSV postou no seu Instagram um “story” onde dizia “tudo neste sítio é uma m**”, com a localização de Wolverhampton. Ora, o post foi rapidamente apagado, dado que era suposto ser publicado numa conta secundária, provavelmente onde só os seus amigos mais próximos têm acesso. De nada valeu, os assobios eram audíveis fora do estádio, sempre que tocava na bola. No entanto, não o parece ter afetado… Destacamos ainda a estreia de João Félix com a camisola dos “blues”, que ainda foi a tempo de “molhar a sopa”, desferindo o golpe final nos “lobos”, com o sexto golo da equipa de Maresca. Goleada, enorme caudal ofensivo, e uma afirmação. O Chelsea poderá ser perigoso esta temporada.
Subindo para norte, deixamos uma nota de interesse no hat-trick de Haaland frente ao recém-promovido Ipswich Town, que, logicamente foi “praxado” como tantos outros clubes pela besta norueguesa, e também para a segunda vitória consecutiva do Brighton de Fabian Hürzeler, desta feita frente ao Manchester United. Convém relembrar que, a par de Arsenal, Liverpool e City, os “seagulls” são os únicos que ainda não perderam pontos.
OUTROS RESULTADOS:
Man City 4-1 Ipswich
Brighton 2-1 Man United
Tottenham 4-0 Everton
🌍 E EM OUTROS PAÍSES? 🌍
🇧🇷 Surpresa: Fortaleza é o novo líder do Brasileirão; Botafogo de Artur Jorge é 2.º.
🇺🇾 Quase uma semana depois, Izquierdo segue hospitalizado após colapsar no relvado frente ao São Paulo pela Libertadores.
🇲🇽 Paulinho marca pelo 2º jogo consecutivo e o Toluca segue invicto na Liga.
🇸🇦 Ronaldo marca, mas Al-Nassr estreia-se com empate na Saudi Pro League.
O Volta ao Mundo regressa na próxima terça-feira a contar mais histórias dos melhores campeonatos do Mundo. Subscrevam e fiquem atentos!
João Pinto, Lucas Lemos, Mafalda Ferreira Costa, Matilde Pinhol e Pedro Brites
As últimas do projeto: