Volta ao Mundo - Destaques das Ligas Europeias #6
Santa Clara a superar 2022/23, Dérbi de Madrid, Bayern x Bayer e as emoções da Premier League.
Dia de Volta ao Mundo! Se a manobra implica dar uma volta com o pé por todo o esférico, este espaço dará uma “volta” pelas principais ligas da Europa e do Mundo, contando o que de mais interessante aconteceu no fim-de-semana.
Assim, às terças-feiras, podem contar com João Pinto, Kevin Fernandes, Lucas Lemos, Matilde Pinhol, Mafalda Ferreira Costa e Pedro Brites para vos pôr a par de tudo.
✈ PRIMEIRA PARAGEM: PORTUGAL 🇵🇹
Duas vitórias seguidas e um sonho europeu: Santa Clara assume a 4ª colocação na Liga Portugal
O Santa Clara está a assumir seriamente o posto de equipa surpresa da atual temporada. Com cinco vitórias em sete jornadas (apenas Benfica e Porto venceram a equipa açoriana), a formação de Ponta Delgada já está a fazer história: É o seu melhor arranque de campeonato de sempre, uma vez que nunca esteve numa posição tão alta da tabela classificativa (4.º) e com tantos pontos conquistados (15) após as 7 primeiras jornadas.
Com a defesa sem ser posta à prova e um trio de ataque que tem resultado muito bem (Alisson Safira, Vinícius Lopes e Gabriel Silva), o Santa Clara recebeu o Boavista e ganhou por 1-0, com Vinicius a decidir mais uma vez — leva três golos nos últimos três jogos. Foi a segunda vitória consecutiva e a quinta no campeonato, igualando ainda em setembro o número de vitórias que conseguiram na última participação na primeira divisão (5 vitórias em 34 jogos na temporada 2022/23).
Os resultados colocam o Santa Clara na 4.ª colocação da Liga Portugal, estando atrás apenas dos ‘três grandes’, e com hipóteses de entrar para o ‘pódio’: caso vença o Moreirense, o Santa Clara ultrapassa o Benfica e assume o terceiro lugar, ficando a depender do resultado do Benfica com o Nacional no domingo para manter ou não a posição e continuar a fazer história.
OUTROS RESULTADOS:
Benfica 5-1 Gil Vicente
Porto 4-0 Arouca
Estoril 0-3 Sporting
Braga 4-0 Rio Ave
✈ PRÓXIMO DESTINO: ESPANHA 🇪🇸
Real e Atlético empatam e não se aproximam do Barcelona
No passado domingo, o Metropolitano encheu-se para receber um Real desfalcado (sem Mbappé) naquele que foi o jogo grande do fim-de-semana e onde ambas as equipas queriam aproximar-se do rival Barcelona, que escorregou diante do Osasuna.
A primeira parte não teve muita história. Mais Real, mas não muito. Vini a jogar mais descaído na esquerda com algum apoio de Rodrygo, ambos a explorarem mais esse corredor. Valverde foi quem mais – e melhor – ameaçou a baliza de Oblak com o seu remate de meia distância. Do outro lado, o ataque movido pelo 9, Sorloth, e pelo apoio de Griezmann e Álvarez não tinha facilidade em passar pela defesa bem montada dos campeões em título, tendo sido o argentino a ter criado mais perigo num remate feito de um ângulo apertado.
O início da segunda parte viu o Real crescer e, numa das oportunidades dos visitantes, após um bom trabalho de Vini – tira De Paul da frente e cruza – Militão recebe sozinho na área e, com todo o tempo do mundo, remata a bola para o fundo das redes.
Pouco após o golo, o momento do jogo: a área defendida por Courtois foi alvo de inúmeros isqueiros, atirados pelos ultras do Atlético tendo o jogo sido suspenso até que a situação parasse – Simeone e os jogadores foram à bancada pedir o fim daquele triste espetáculo.
De cabeça perdida, o Atlético voltou a entrar em campo sem melhor futebol para apresentar. Apenas nos 10 minutos finais apareceu, com perigo, perto de Courtois – depois de um ótimo trabalho, Lino rematou para uma tremenda defesa do belga. Perante a dificuldade em abrir caminho pela muralha madrilena, o Atlético viu ainda a possibilidade de Endrick aumentar a vantagem para 2-0 (não fosse a má decisão do brasileiro de chutar de tão longe à baliza, talvez o Real tivesse conservado os 3 pontos).
Foi neste suspiro final que os da casa conseguiram o empate. Galán cavalgou pela esquerda e viu Correa a pedir o passe de morte que acabou por receber. No 1x1 com o guarda-redes, Correa driblou o adversário e só parou com a bola nas redes. Não houve isqueiro que fosse capaz de detonar aquela bomba em Madrid, chegada aos 95’.
Contas feitas e o Real continua em 2º e o Atlético em 4º, num início turbulento para ambas as equipas da capital espanhola.
OUTROS RESULTADOS:
Osasuna 4-2 Barcelona
Real Sociedad 3-0 Valencia
Ath. Bilbao 1-1 Sevilla
✈ PRÓXIMO DESTINO: ITÁLIA 🇮🇹
O Nápoles é o novo líder da Série A após vitória frente ao Monza.
O Nápoles não começou a temporada da melhor forma depois de ter perdido por 3-0 frente ao Hellas Verona, mas conseguiram encontrar o rumo certo e são os novos líderes da Série A. Beneficiaram da derrota do Torino contra a Lazio (3-2) e, atualmente, têm 13 pontos, mais um do que a Juventus e mais dois do que o AC Milan, Inter de Milão e Torino.
Na sexta jornada do Campeonato Italiano, o Nápoles recebeu o Monza e venceu por 2-0 com golos de Matteo Politano e Khvicha Kvaratskhelia. Depois de apenas ter empatado com a Juventus, a equipa de Antonio Conte manteve-se vitoriosa nas restantes jornadas e recuperou do desaire da estreia na liga, esta época.
No Estádio Diego Armando Maradona, aos 22 minutos, Politano abriu o marcador e fez o 1-0 depois de rematar para o fundo das redes com um ângulo bastante apertado. Passado pouco mais do que dez minutos, o Nápoles alargou a sua vantagem por intermédio do georgiano Kvaratskhelia que aproveitou o ressalto de um remate de McTominay e, por isso, rematou na área para aquele que viria a ser o resultado final.
Tanto na primeira parte, como depois do intervalo, o clube da casa ia criando problemas à equipa adversária e podia ter feito mais golos e ganho com maior distância do Monza. Foram sempre controlando o encontro e conseguiram travar a tentativa de alterar o resultado por parte dos visitantes, obrigando o guarda-redes napolitano Elia Caprile a aparecer no jogo. O resultado não se alterou e o Monza continua sem conseguir a primeira vitória do campeonato, ocupando o penúltimo lugar da tabela.
Uma coisa é certa, a Série A está renhida e qualquer jogo pode decidir um novo líder, tal como aconteceu com o Nápoles nesta jornada. Antonio Conte tem motivos para sorrir e para querer continuar a sequência vitoriosa.
OUTROS RESULTADOS:
Genoa 0-3 Juventus
Milan 3-0 Lecce
Torino 2-3 Lazio
✈ PRÓXIMO DESTINO: ALEMANHA 🇩🇪
Bayern empata com o Leverkusen e mantém-se líder da Bundesliga
Na Bundesliga, o líder Bayern de Munique recebeu na Allianz Arena o atual campeão, Bayer Leverkusen, naquele que era o encontro mais aguardado da jornada. Estando com 100% no campeonato e a jogar em casa, a formação de Kompany não perdeu tempo e lançou-se ao ataque desde o início do encontro, dominando progressivamente o jogo e tendo as melhores oportunidades de golo.
Foi apenas aos 30 minutos que os visitantes conseguiram o seu primeiro remate à baliza — e, para surpresa de muitos, o primeiro golo do encontro. Após canto de Grimaldo, Xhaka recebeu na entrada da grande área e apenas rolou a bola para que Andrich acertasse um forte remate de primeira de fora da área, com a bola a cruzar toda a área do Bayern e a entrar no ‘cantinho’ da baliza de Manuel Neuer.
Contudo, não houve um único jogo na atual época em que a equipa de Munique não tivesse conseguido pelo menos um golo, e neste não seria diferente: ainda na primeira parte, Pavlović acertou um belíssimo remate de fora da área no ângulo superior da baliza de Hrádecký para deixar tudo igual na Allianz Arena. Na segunda parte, o Bayern esteve mais perto de conseguir a reviravolta, frente a um Leverkusen bastante ineficaz ofensivamente, mas viu o tempo passar e o resultado manter-se igual: empate em 1-1.
O empate não agrada nenhuma das equipas, com o Bayern a manter-se na Liderança mas por apenas um ponto, sem conseguir ‘disparar’, e o Leverkusen a amargar a 4ª posição, perdendo a chance de ‘reentrar’ na disputa pela liderança.
OUTROS RESULTADOS:
RB Leipzig 4-0 Augsburg
Dortmund 4-2 Bochum
Hoffenheim 3-4 W. Bremen
✈ PRÓXIMO DESTINO: INGLATERRA 🏴
Isto promete!
A imprevisibilidade da Premier League voltou a dar cartas, e este fim-de-semana teve um pouco de tudo para os cinco da frente. Com apenas dois pontos a separar o primeiro do quinto classificado, este início de época em terras de sua majestade tem tudo o que mais gostamos no futebol: Estádios cheios, muitos golos, bons ambientes, grandes jogos, resultados imprevisíveis e heróis improváveis. Liverpool, Manchester City, Arsenal, Chelsea e Aston Villa. Eis os líderes da corrida.
A jornada abriu em St. James Park com o empate (1-1) do Manchester City frente ao Newcastle, onde Guardiola apostou numa equipa que priorizava a posse de bola, deixando Doku e Savinho no banco. Gvardiol ainda adiantou os campeões ingleses, mas na segunda parte, o homenageado do dia Anthony Gordon empatou a contenda, naquele que seria o resultado final, deixando o City muito próximo da perda da liderança do campeonato.
Em Wolverhampton, Konaté e Salah deram a resposta (Wolves 1-2 Liverpool) e elevaram os ‘reds’ para o topo da Premier League. Arne Slot entrou com tudo, e o futebol praticado pelo Liverpool está aqui para as curvas. Quem suou (e bem) foi o Arsenal, num jogo que nos fez viajar até 2022/23, com dois golos para lá dos noventa, numa vitória muito suada no Emirates frente ao Leicester (4-2).
Em Stamford Bridge tivemos o melhor momento da jornada (Chelsea 4-2 Brighton). O Chelsea ainda começou a perder, mas o génio de Cole Palmer arrumou o jogo em menos de meia-hora, com um póquer, apoiado em lances de génio. É incrivel como o jovem inglês dribla, decide, passa, remata, explode num um para um, e tudo com uma qualidade superlativa e indiscutível. Viajando duas horas, chegamos a Ipswich, onde o melhor jogo dos ‘tractors’ coincidiu com o pior desempenho do Aston Villa esta temporada (2-2). Leif Davis deixou água na boca, na tarde que foi de Liam Delap. A corrida ainda agora começou, mas isto está interessante.
OUTROS RESULTADOS:
United 0-3 Tottenham
Ipswich 2-2 Aston Villa
Bournemouth 3-1 Southampton
🌍 E EM OUTROS PAÍSES? 🌍
🇧🇷 Filipe Luís é o novo treinador do Flamengo, substituindo Tite.
🇸🇦 Neymar está de regresso aos treinos do Al-Hilal após mais de um ano lesionado.
🇲🇽 Paulinho marca e faz duas assistências no regresso às vitórias do Toluca.
O Volta ao Mundo regressa na próxima terça-feira a contar mais histórias dos melhores campeonatos do Mundo. Subscrevam e fiquem atentos!
João Pinto, Lucas Lemos, Mafalda Costa, e Pedro Brites
As últimas do projeto: