Volta ao Mundo - Destaques das Ligas Europeias #5
Vitória do Milan no dérbi de Milão, João Neves a brilhar em França, as fortes declarações de Bernardo Silva em Inglaterra e a dupla “Keres-Harder”: os destaques do fim de semana.
Dia de Volta ao Mundo! Se a manobra implica dar uma volta com o pé por todo o esférico, este espaço dará uma “volta” pelas principais ligas da Europa e do Mundo, contando o que de mais interessante aconteceu no fim-de-semana.
Assim, às terças-feiras, podem contar com João Pinto, Kevin Fernandes, Lucas Lemos, Matilde Pinhol, Mafalda Ferreira Costa e Pedro Brites para vos pôr a par de tudo.
✈ PRIMEIRA PARAGEM: PORTUGAL 🇵🇹
Gyokeres e Harder: Se um era bom…
A lesão de Pedro Gonçalves e Marcus Edwards lançou para o onze de Rúben Amorim Conrad Harder, de apenas 19 anos. Após a estreia na passada terça-feira, Alvalade encheu (maior lotação do que no jogo com o Lille) para ver a nova dupla escandinava em ação. E, como era de esperar, não desiludiram. Corria ainda o primeiro quarto de hora quando Morten Hjulmand e Conrad Harder (conexão dinamarquesa) combinaram para o avançado ter uma estreia a não mais esquecer. Primeiro da partida, e o “vulcão de Alvalade” explodia de alegria.
Quem não se quis ficar atrás foi o sujeito do costume, e já quando tudo indicava uma vantagem “magra” ao intervalo, Conrad voltou a fazer das suas e assistiu Viktor Gyökeres para o nono da temporada. Primeira parte convincente, com a nova dupla de atacantes a fazer-se sentir. Gyökeres ainda apontou o segundo ao minuto 70, mas o que fica na retina deste jogo é que Conrad é já uma realidade, e uma opção imensamente válida para Rúben Amorim. Com Trincão, Pedro Gonçalves, Marcus Edwards, Conrad Harder e Viktor Gyökeres, os ‘leões’ contam com uma panóplia de soluções e características que assustam qualquer adversário. O mercado escandinavo tem sido muito bem aproveitado pelo Sporting. Depois do capitão Hjulmand, o “panzer” Gyökeres, eis que chega com uma ainda juventude estampada na cara Harder. Caso para acompanhar seriamente.
OUTROS RESULTADOS:
Boavista 0-3 Benfica
Vitória 0-3 Porto
Nacional 0-3 Braga
✈ PRÓXIMO DESTINO: ESPANHA 🇪🇸
Real Sociedad e um início de época conturbado
4 derrotas, 1 vitória e 2 empates: é este o balanço do arranque de temporada da Real Sociedad, que ocupa agora o 16.º lugar da LALIGA.
Depois de um EURO 2024 onde Espanha espalhou a sua magia, a mudança de alguns jogadores para patamares mais altos era óbvia. Foi assim que o clube de San Sebastián perdeu Le Normand, pilar defensivo, para o Atlético de Madrid e Mikel Merino, motor do meio-campo, para o Arsenal. Mesmo conseguindo segurar Zubimendi contra os tubarões europeus, não foi o suficiente para garantir o equilíbrio da equipa.
Mikel Oyarzabal, uma das grandes referências no ataque, tem estado numa forma abaixo da esperada, algo que se tem refletido na produção ofensiva da equipa, somando um total de 3 golos marcados. Onde há um ano víamos uma Real Sociedad que impunha respeito a clubes como o SL Benfica e o Inter, hoje vemos um projeto mais fragilizado, algo que já se fazia sentir desde a temporada 2023/2024 quando falharam os lugares de acesso à competição milionária.
Imanol Alguacil é a cara desta Real, somando a sua sétima época no comando técnico. Depois de uma Copa del Rey e de um apuramento histórico para a Liga dos Campeões, as coisas parecem ter chegado a uma fase complicada. No entanto, Roberto Olabe, diretor de futebol do clube, saiu em defesa do técnico espanhol para afirmar que “não há ninguém melhor que Imanol para levar isto para a frente”. Com a confiança de figuras importantes dentro da estrutura, resta-nos aguardar pelos próximos episódios.
OUTROS RESULTADOS:
Villareal 1-5 Barcelona
Real Madrid 4-1 Espanyol
R.Vallecano 1-1 Atletico Madrid
✈ PRÓXIMO DESTINO: FRANÇA 🇫🇷
João Neves em destaque
Outra vez arroz? João Neves, o motor dos franceses, a assistir, e Ousmane Dembélé a contribuir com golos fulcrais.
O Stade de Reims ameaça os lugares de qualificação para competicoes europeias como uma equipa sólida e bem trabalhada, mas o papel de favorito inevitavelmente coube ao Paris Saint-Germain, donos do campeonato francês.
Após o susto de Girona na Liga dos Campeões a meio da semana, os parisienses tiveram de ser cautelosos, pois a partida tinha tudo para se complicar novamente. Dentro dos primeiros 10 minutos, o poder nipónico deixou Matvey Safonov sem resposta – Junya Ito -> Keito Nakamura.
Kang-In Lee como agitador e desequilibrador não conseguiu igualar. Depois entrou Ousmane Dembélé.
João Neves voltou a servir com classe e precisão a partir de um cruzamento milimétrico, e assim recuperou-se um ponto e salvou-se um registo imbatível. PSG em primeiro lugar, mas segue Marselha e Monaco com 13 pontos, igualmente.
Cinco assistências do ex-Benfica, uma das figuras do campeonato até ao momento com outra preponderância e liberdade para deixar o seu impacto no último terço.
OUTROS RESULTADOS:
Lyon 2-3 Marseille
Mónaco 3-1 Le Havre
Lille 3-3 Strasbourg
✈ PRÓXIMO DESTINO: ITÁLIA 🇮🇹
AC Milan vence no último minuto
No domingo, Milão parou para ver o dérbi entre o Inter de Milão e o AC Milan, disputado no eterno San Siro. A equipa de Paulo Fonseca e Rafael Leão saiu na frente logo aos 10 minutos de jogo, com o ‘Captain America’ Christian Pulisic a inaugurar o marcador. O Inter ainda empatou com Dimarco, mas o golo decisivo veio nos minutos finais, quando Matteo Gabbia marcou de cabeça e garantiu a vitória dos ‘Rossoneri’ no clássico ‘Derby della Madonnina’.
Com o resultado, Inter e Milan ocupam (respetivamente) o 7º e 8º lugar da Serie A italiana, com o Torino a assumir a liderança após Nápoles e Juventus empatarem e o Udinese perder.
OUTROS RESULTADOS:
Juventus 0-0 Napoli
AS Roma 3-0 Udinese
Fiorentina 2-1 Lazio
✈ PRÓXIMO DESTINO: ALEMANHA 🇩🇪
Dortmund foi goleado pelo Estugarda e distancia-se do topo da tabela
A quarta jornada da Bundesliga teve mais um jogo com muitos golos, desta vez com o Borussia Dortmund a sofrer a primeira derrota da temporada frente ao Estugarda por 5-1.
O Estugarda entrou sem dar qualquer hipótese ao Borussia e logo aos quatro minutos inaugurou o marcador. Depois de um passe de Mittelstadt, Deniz Undav encontrou espaço entre os defesas e fez o primeiro do encontro e da conta pessoal.
A equipa da casa continuou a dominar a primeira parte e, aos 21 minutos, Mittelstadt cruzou para Demirovic que estava liberto na área e cabeceou para o 2-0.
Veio o intervalo e na segunda parte é que se deu a verdadeira goleada, com Enzo Millot fazer um golo e duas assistências e a ser um dos maiores destaques do jogo. Aos 62 minutos, na sequência de um pontapé de campo, Enzo Millot estava no sítio certo e aproveitou uma bola solta na área e rematou para o terceiro golo do encontro.
Mais tarde, aos 75 minutos, aconteceu a “lei do ex” com o golo de honra (3-1) do Dortmund concretizado por Guirassy numa jogada de contra-ataque. Aos 80 minutos chegou uma grande jogada individual de Millot que partiu do lado direito e driblou dois adversários, assistindo Bilal Touré que só teve de encostar. Já quase a terminar a partida, Deniz Undav bisou, depois de ter recebido um passe em profundidade de Millot e não ter vacilado em frente à baliza.
Esta derrota evidenciou as várias fragilidades defensivas por parte do Borussia Dortmund, sempre bem aproveitadas pelo Estugarda que conseguiu transformá-las em golos. Depois do jogo, as duas equipas ficaram igualadas quanto ao número de pontos (sete pontos) e o Dortmund fica a cinco pontos do primeiro lugar da tabela, ocupado pelo seu rival Bayern Munique.
OUTROS RESULTADOS:
Leverkusen 4-3 Wolfsburg
E.Frankfurt 2-0 M’Gladbach
W. Bremen 0-5 Bayern
✈ PRÓXIMO DESTINO: INGLATERRA 🏴
Bernardo Silva ‘ataca’ o Arsenal e a FA após empate com os ‘Gunners’
O fim de semana do Futebol Inglês foi marcado pelo duelo mais aguardado da época: Manchester City e Arsenal, antagonistas na disputa dos títulos nas duas últimas épocas, defrontaram-se no Etihad Stadium num jogo a valer a liderança da Premier League. Ao contrário do que muitos poriam esperar, o jogo apresentou-se como uma verdadeira disputa entre ataque (do City) e defesa (do Arsenal), com os ‘citizens’ a terminarem o encontro com 33 remates (contra 5 dos ‘gunners’) e 78% da posse de bola. O resultado, porém, ficou-se pelo empate em 2-2, com John Stones a precisar empatar tudo aos 90+8’ frente a um Arsenal que jogou a segunda parte inteira com um jogador a menos.
A frustração do City com o desfecho do encontro foi visível, com os ataques a surgirem até fora das quatro linhas: em entrevista após o jogo, Bernardo Silva não poupou comentários ao criticar a postura defensiva do Arsenal (sobretudo na segunda parte, quando contavam com 10 jogadores), afirmando que «só houve uma equipa que veio jogar futebol». Sobraram também críticas do português ao desempenho do árbitro Michael Oliver e à falta de resposta por parte da Federação Inglesa (‘FA’): «Quando começa a temporada, sempre nos dizem que vão controlar estas situações […], mas no final de contas vale pouco. Falam, falam, mas não acontece nada».
Perguntado ainda sobre a diferença entre a rivalidade recente com o Arsenal e a “clássica” rivalidade com o Liverpool de Klopp, Bernardo voltou a atacar os Gunners ao afirmar que a principal diferença é «que o Liverpool já ganhou um campeonato […], também ganhou uma ‘Champions’, o Arsenal ainda não» e que, acima de tudo, o Liverpool jogava contra o City «para ganhar os jogos», afirmando que os jogos contra o Arsenal não têm sido “de igual para igual”. As críticas de Bernardo Silva são reflexo da frustração de um Manchester City que não consegue vencer o Arsenal mesmo a jogar 11 contra 10 por mais de 45 minutos e que, vale lembrar, não ganha a equipa de Londres há mais de um ano (tendo a última vitória sido em Abril de 2023, na Premier League 2022/23), com dois empates e duas derrotas nos últimos quatro embates com os gunners.
Com o empate, o City segue líder da Premier League com 13 pontos, com o Arsenal a ocupar a 4ª posição com 11 pontos.
OUTROS RESULTADOS:
Tottenham 3-1 Brentford
Liverpool 3-0 Bournemouth
West Ham 0-3 Chelsea
🌍 E EM OUTROS PAÍSES? 🌍
🇧🇷 O “Dinizismo” está de regresso ao Brasileirão; Fernando Diniz é o novo treinador do Cruzeiro.
🇦🇷 O River Plate visitou La Bombonera e derrotou o Boca Juniors por 0-1.
🇸🇦 Luís Castro foi despedido do Al-Nassr após 63 jogos.
O Volta ao Mundo regressa na próxima terça-feira a contar mais histórias dos melhores campeonatos do Mundo. Subscrevam e fiquem atentos!
João Pinto, Lucas Lemos, Mafalda Costa, Matilde Pinhol e Pedro Brites
As últimas do projeto: