Quem são os adversários do Sporting na Liga dos Campeões?
Uma análise rápida aos adversários dos clubes portugueses na estreia do novo formato da UEFA Champions League
Tal como o novo formato da UEFA Champions League, aqui também vamos à aventura. Queremos trazer-vos o melhor e o pior da edição 24/25 desta liga milionária. Como será que os clubes portugueses se vão adaptar a estas mudanças? Quem tem os adversários mais complicados? Muitas são as perguntas no ar e pretendemos chegar até ao final da fase de grupos com uma resposta a todas.
O Sporting estreia-se no dia 17 de setembro, frente ao Lille, sendo a primeira de oito jornadas. Assim, este é o calendário completo dos leões na Liga dos Campeões 2024/25:
1- Sporting x Lille (17/9/24)
2- PSV x Sporting (1/10/24)
3- Sturm Graz x Sporting (22/10/24)
4- Sporting x City (5/11/24)
5- Sporting x Arsenal (26/11/24)
6- Club Brugge x Sporting (10/12/24)
7- RB Leipzig x Sporting (22/1/25)
8- Sporting x Bologna (29/1/25)
Vamos, então, analisar as oito equipas que defrontam o Sporting nesta fase de liga da UEFA Champions League 2024/25:
Arsenal
Um reencontro entre Mikel Arteta e Rúben Amorim que muitas alegrias deu aos sportinguistas na terrível época 22/23. O Arsenal apresenta-se com um projeto consolidado, ameaçando ano após ano a hegemonia do Manchester City. Este é, à partida, um dos encontros mais difíceis para os leões, visto que terão de enfrentar uma equipa com uma das melhores defesas da Premier League, composta pelo guarda-redes David Raya e, como dupla de centrais, William Saliba e Gabriel Magalhães. No meio-campo, Martin Odegaard dita os ritmos através de uma batuta imaginária e Declan Rice distribui jogo. Mais à frente, Bukayo Saka - o menino querido dos Gunners com 59 golos e 53 assistências em 229 jogos - e Leo Trossard - o elemento surpresa de Arteta nos momentos de aperto - não perdoarão quem ousar atravessar-se no seu caminho.
Bologna
Já para lá do ano de 2024, chega de Itália a equipa sensação da temporada anterior. Na altura liderados pelo inovador Thiago Motta (que se transferiu para a Juventus), os italianos conseguiram um extraordinário quinto lugar na Serie A. No entanto, após as saídas do técnico italiano e de duas figuras da equipa transalpina (Joshua Zirkzee e Ricardo Calafiori), poderá afirmar-se que esta é uma nova era “pós-Motta” em Bologna. Para já o começo não tem sido o melhor (nenhuma vitória em três jogos), mas até ao final de Janeiro, já com um mercado de transferências pelo meio, as mudanças poderão surgir. No entanto, no “vulcão de Alvalade”, os leões têm obrigação de pontuar.
Club Brugge
Uma viagem à Bélgica é sempre divertida, e certamente será exigente para os ‘verde e brancos’. Numa disputa entre campeões portugueses e belgas, os leões partem com uma ligeira vantagem, que esperam galvanizar, e assim conseguir uma aproximação à fase seguinte. Após a saída de duas figuras chave (António Nusa e Igor Thiago), os belgas reforçaram-se de forma estratégica (com muitos reforços a preços apetecíveis) e contam com Skov Olsen (37 contribuições para golo em 2023/24) e Ferrán Jutglà (20 contribuições para golo em 2023/24) como as suas principais armas. Obrigação de pontuar para poder sonhar com o ‘playoff’ para o Sporting.
Lille
O Sporting abre as portas de Alvalade para o regresso da Champions League já na próxima terça-feira, para defrontar o Lille, clube francês situado no norte do país. Após um quarto lugar na Ligue 1 na passada temporada e uma chegada aos quartos-de-final da Conference League, a equipa comandada por Bruno Génésio já deixou para trás o Fenerbahçe de José Mourinho, e o Slavia de Praga para conseguir a vaga entre os melhores 36 clubes europeus. Num plantel que conta com três portugueses (Tiago Santos, André Gomes e Rafael Fernandes), os franceses procuram vir a Alvalade dar um ar da sua graça e levar pontos para casa.
Manchester City
O início de Novembro é marcado pelo regresso do campeão inglês ao Estádio José Alvalade. Certamente ainda com a goleada de 0-5 da época 2021/22 na cabeça de muitos sportinguistas, o Manchester City regressa a Portugal para um jogo que promete ser o mais complicado de toda a Fase de Liga para os leões. A equipa que é, para muitos, a melhor equipa do mundo dispensa apresentações. Encabeçados por Haaland, De Bruyne, Bernardo Silva, Rúben Dias e Phil Foden, os ‘cityzens’ vão ser uma dor de cabeça para Rúben Amorim.
PSV
Finalmente um duelo para tirar teimas, já que teremos um encontro entre equipas de dois países que lutam constantemente entre si para alcançar os melhores lugares do ranking da UEFA. Comandados por Peter Bozv, este PSV apresenta-se com um estilo de ataque fluído, algo que pode dar muitas dores de cabeça à defesa verde e branca. Se existe liberdade de movimentos na frente, a verdade é que a linha defensiva dos homens de Eindhoven é organizada e coesa, sendo necessário ao Sporting apostar por atacar mais pelas alas e esperar que Viktor Gyokeres saiba explorar os espaços para fazer aquilo que melhor sabe.
RB Leipzig
Conjugando a voz da experiência com a irreverência da juventude, o Leipzig chega à presente temporada com capacidade para atacar em várias frentes, desde competições internas a competições europeias. Apesar da perda de Dani Olmo para o FC Barcelona, o clube foi capaz de manter Xavi Simons, um jogador bastante completo - tanto física como tecnicamente - que pode assumir-se no meio-campo, como em outras zonas subidas do terreno. Loïs Openda surge como um dos destaques da equipa alemã. Conhecido pela velocidade, tem a capacidade de ser absolutamente decisivo frente à baliza. Na temporada anterior, chegou a entrar para o top 3 de melhores marcadores da Bundesliga com 34 golos, marcando ainda outros 8 na UEFA Champions League. Sem dúvida, este é um adversário que pode surpreender.
Sturm Graz
Mais um encontro para matar saudades. Na anterior edição da Liga Europa, o Sporting venceu os dois encontros contra os austríacos, atuais campeões da Austrian Bundesliga. As boas prestações a nível interno devem-se a Christian Ilzer, que conseguiu estar olhos nos olhos com o Salzburgo. Trata-se de uma equipa que pouco valoriza a posse de bola e que, no ataque, sente a falta de um ponta-de-lança. Os seus pontos fortes acabam por estar no seu bom jogo posicional e na defesa, composta por verdadeiros vencedores de duelos.
Esperam-se encontros intrigantes para a fase de liga do Sporting. No nosso substack, poderás acompanhar de perto todas as prestações da turma de Alvalade, palco onde Amorim é capaz tanto do pior como do mais fantástico.
João Pinto e Matilde Pinhol
As últimas do projeto: