Uma joia nas bocas do mundo
Lamine Yamal Nasraoui Ebana este é o nome que, desde a pré-época 2023/24, tem estado na boca dos amantes de futebol.
Com apenas 16 anos, o jovem avançado formado no Barcelona já fez história ao marcar o seu nome nas páginas douradas do futebol europeu.
Falar dos talentos que saem do clube catalão não é de todo estranho, mas já fazia tempo que não se falava de uma jovem promessa tão entusiasmante como Lamine Yamal, mas se isto acontece, é porque há razões para isso. O jovem jogador de 16 anos, promete ser um caso sério neste Barcelona 2023/24. Já alinhou em todos os encontros desta época do clube catalão e apesar de ainda não ter feito o gosto ao pé, é sempre muito participativo no jogo e na criação das jogadas ofensivas da turma de Xavi. Durante a paragem de seleções em setembro, o jovem jogador foi convocado, e chegou a ser titular frente ao Chipre e ainda foi a tempo de marcar um golo na vitória da Espanha por 7-1 frente à Geórgia.
Mas se acha que o talento do miúdo, a confiança e o carinho que a estrutura catalã tem nele são novidades. Está muito enganado… em maio, já eram vários os olhos postos no rapaz que batia recordes com a camisola do Barça. Foi nesse mês que superou um recorde com mais de um século - mais jovem a estrear-se pela equipa principal do Barcelona na Liga. Xavi Hernández chamou-o nos últimos seis minutos do encontro frente ao Betis, que os catalães venceram por 4-0. Nessa altura, Yamal estava a dois meses e meio de completar 16 anos (15 anos, nove meses e 16 dias). Antes disso, só mesmo Armand Martínez-Sagi, que em 1920 foi a jogo com apenas 14 anos, 6 meses e 16 dias.
Mesmo Sítio
Não marcou na equipa principal do Barcelona, mas já meteu a bola no fundo das redes inúmeras vezes. E quando celebra, um detalha salta sempre à vista - o jogador quando festeja faz o número 304 com as mãos. Não é um número sem nexo, mas sim os últimos dígitos do código postal do seu bairro - Rocafonda, em Mataró (Barcelona) – 08304 – o jovem futebolista apesar de ter nascido em Esplugas de Llobregat, adotou o bairro catalão como o espaço sagrado da sua infância. No entanto, o menino do bairro tem tido, em geral, um percurso exímio – tem a escola em dia, com todos os anos transitados, e, no que diz respeito ao futebol, não podemos apontar o dedo. Nascido em 2007, o rapaz está ao serviço de Jorge Mendes, e com um contrato profissional na mão, não esquecendo a mais recente cláusula de mil milhões de euros.
Um ala rápido, ágil e forte no desequilíbrio que atua pelo lado direito, de “pé trocado”. Joga ao lado de alguns craques com idade para serem seus pais, mas Lamine não tem feito birras nem tem precisado de “colinho”, joga sempre sem pressão e aos 16 anos já é um exemplo para as camadas mais jovens. Foi também aos 16 anos, que Lionel Messi se estreou com a camisola do Barça na inauguração do Estádio do Dragão. Hoje, curiosamente, o Futebol Clube do Porto recebe o Barcelona e teremos um miúdo de 16 anos, no banco ou no relvado, no entanto não podemos evitar o facto de haver aqui um padrão.
(Clica aqui para veres o mais recente post do instagram)
Grande são as expectativas para mais uma noite europeia, Lamine Yamal pode adicionar mais um capítulo às páginas douradas do futebol, mas mesmo que o futuro não venha a ser risonho, podemos dizer que registo atual tem sorrido ao menino.
Ishan Lacmane
As últimas do projeto:
Os Panenka: Despedimentos Precoces. Semana Europeia.
+ Europa à Panenka: RB Salzburg, Napoli e Barcelona
Modo Carreira: Futuro e Gestão de Expectativas.
Spaces 78: Mais um Clássico — Análise e Polémicas.
Letra e Vírgula: A invasão da AI.
Cavadinha: O Santo e o Urubu: entre Milagres e Quedas (Copa do Brasil).
Damas de Ferro: O melhor de Portugal ainda está para chegar (Mundial 2023).