Volta ao Mundo - Destaques das Ligas Internacionais #7
O Porto a superar o Braga, o Paulinho a esbanjar qualidade no México, o Tottenham a ser Tottenham e mais: o que de melhor aconteceu no último fim de semana
Dia de Volta ao Mundo! Se a manobra implica dar uma volta com o pé por todo o esférico, este espaço dará uma “volta” pelas principais ligas da Europa e do Mundo, contando o que de mais interessante aconteceu no fim-de-semana.
Assim, às terças-feiras, podem contar com João Pinto, Kevin Fernandes, Lucas Lemos, Matilde Pinhol, Mafalda Ferreira Costa e Pedro Brites para vos pôr a par de tudo.
✈ PRIMEIRA PARAGEM: PORTUGAL 🇵🇹
Porto x Braga
Para terminar a jornada da Liga portuguesa antes da pausa para seleções, o Porto recebeu o Braga naquele que foi um dia atípico (embora se vá tornando frequente) devido ao adiamento do jogo na Choupana.
Nesta neste jogo o Porto entrou com vontade de segurar os 3 pontos isso demonstra o centro de campo alta pressão do Porto e as dificuldades em sair em construção do Braga levou que durante os primeiros 25 minutos praticamente só tivesse dado equipa da casa. Durante a fase ascendente do Porto, para além das oportunidades, Samu chegou a marcar (ao 3º minuto) embora o golo tenha sido invalidado após o VAR verificar uma falta do avançado portista. Nico, Galeno e Samu eram os protagonistas de uma história que continuava sem sorrir ao Porto. O ímpeto portista diminuiu, mas foi em cima do intervalo que Galeno sofreu e converteu um penaltí que daria a vantagem aos dragões.
Os segundos 45 minutos foram um jogo totalmente diferente. O Braga entrou melhor e marcou um golaço, por intermédio do jovem Roger. Pepê repôs o resultado que favorecia os dragões, poucos minutos depois, mas nem isso trouxe tranquilidade aos da casa. O Braga foi superior e, embora não tenha sido um perigo constante na área portista, as linhas dos azuis e brancos foram recuando e descendo no terreno. Os últimos 20 minutos foram desconfortáveis para o Porto, tal como já tinha acontecido a meio da semana (onde o desfecho foi manifestamente pior. O Braga sai com a derrota e o Porto com 3 suados pontos. Há uma pausa para trabalhar e Carvalhal e Vitor Bruno precisam de afinar os seus modelos para que estes tragam mais sorrisos aos adeptos.
OUTROS RESULTADOS:
Nacional 0-0* Benfica(*JOGO ADIADO)Vitória 2-2 Boavista
Sporting 2-0 Casa Pia
✈ PRÓXIMO DESTINO: ESPANHA 🇪🇸
Dérbi de Sevilha: a despedida de Jesús Navas
Se há 1 ano a aficción bética se despedia do incontornável Joaquín, em 2024 o dérbi sevilhano fica marcado por ser o último de Jesús Navas, capitão e figura máxima do Sevilha. Em mais um encontro entre as duas maiores equipas da Andaluzia, tudo aquilo que se passou durante os 90 minutos ganhou contornos secundários, mesmo com todas as dúvidas quanto ao penálti convertido por Lukebakio e o cartão vermelho a Tanguy.
Jesús Navas, que com a sua raça e entrega em campo ajudou a construir uma história de sucesso, sedimentou-se ao largo dos anos como peça fundamental (e o seu palmarés que o diga). Distinguido como melhor jogador da Liga Europa em 2022/2023, o legado que deixa transcende a área em volta do Sanchéz Pizjuán, impactando de igual forma um espanhol da Galiza e outro do País Basco.
Por falar em títulos, isto foi tudo o que conquistou ao serviço da equipa do coração, onde também foi formado:
2 Copas del Rey
1 Supercopa de España
4 UEFA Europa League
OUTROS RESULTADOS:
Alavés 0-3 Barcelona
Real Madrid 2-0 Villarreal
R. Sociedad 1-1 Atl. Madrid
✈ PRÓXIMO DESTINO: ITÁLIA 🇮🇹
Hattrick de Thuram chegou para bater o Torino
O Inter de Milão bateu o Torino por 3-2, com três golos de Marcus Thuram e afirmou-se no segundo lugar da Série A.
Guillermo Maripan recebeu um cartão vermelho logo aos 20 minutos e desfalcou o Torino. O Inter aproveitou e ao fim de cinco minutos inaugurou o marcador com um golo de Thuram e uma assistência de Bastoni, naquela que foi a primeira tentativa perigosa do Inter de aproximação à área adversária.
O segundo golo da noite também surgiu na primeira parte e foi bastante semelhante ao primeiro. Um excelente cruzamento, desta vez feito por Acerbi, que colocou a bola diretamente para a cabeça de Thuram que não vacilou. O Inter ia bem encaminhado para o intervalo até que Duván Zapata reduziu a vantagem e manteve alguma esperança para o Torino.
Na segunda parte, a excelente exibição do francês consolidou-se, tendo em conta que Marcus Thuram parecia estar num dia sim. Aos 60 minutos de jogo, concretizou o seu Hat-trick depois de responder a um ressalto.
O resultado parecia estar praticamente fechado, mas o Torino não dava sinais de desistência e aparentava ir atrás do resultado até ao final do encontro. E assim foi, mesmo reduzidos a 10 jogadores, os visitantes continuaram a atacar e conseguiram mais um golo por intermédio de Vlasic que correspondeu ao pontapé de penálti.
Neste jogo, Marcus Thuram parecia estar endiabrado e fez de tudo um pouco durante os 90 minutos. Foi, sem dúvida, a estrela da companhia neste encontro e garantiu que o Inter de Milão não perdesse o comboio pelo primeiro lugar do campeonato. São dois pontos que separam o Inter do Nápoles com 14 e 16 pontos, respetivamente.
OUTROS RESULTADOS:
Juventus 1-1 Cagliari
Fiorentina 2-1 Milan
Atalanta 5-1 Genoa
✈ PRÓXIMO DESTINO: ALEMANHA 🇩🇪
Dortmund perde para o Union Berlin e continua a perder posições na Bundesliga
Apesar do arranque fenomenal na Liga dos Campeões, vindo de uma goleada maiúscula por 7-1 sobre o Celtic, o Borussia Dortmund certamente não teve o melhor dos começos na Bundesliga. Vendo Leipzig e Bayern invictos e a liderar o campeonato, o Dortmund foi a Berlim na expetativa de voltar a disputa pelo título — isto antes mesmo de saber que tanto Bayern, Leipzig e Leverkusen perderiam pontos na jornada, o que facilitaria ainda mais a missão do BVB.
Faltou mesmo foi a equipa comandada por Sahin fazer o “t.p.c.”. Tendo levado a jogo quase a mesma equipa que goleou o Celtic (a única novidade foi Max Beier no lugar do lesionado Adeyemi), os aurinegros tiveram um péssimo começo de jogo, com Kevin Vogt a abrir o marcador aos 26 minutos e Yorbe Vertessen a fazer o 2-0 ainda na primeira parte. O Dortmund voltou mais organizado para a segunda metade e conseguiu diminuir a diferença com Ryerson, mas foi mesmo superado por um Union Berlin que se defendeu muito bem e que soube gerir o resultado para garantir a vitória.
Com a derrota, o Borussia segue sem vencer fora de casa no campeonato e permanece com apenas 10 pontos na classificação, caindo da 5.ª para a 7.ª colocação. Foi superado justamente pelo Union Berlin, que subiu para 5.º lugar com 11 pontos. É a segunda derrota e seis jornadas e 11 golos sofridos nos últimos quatro encontros de Bundesliga. Começam a soar os alertas em Dortmund.
OUTROS RESULTADOS:
Frankfurt 3-3 Bayern
Leverkusen 2-2 Kiel
Heidenheim 0-1 RB Leipzig
✈ PRÓXIMO DESTINO: INGLATERRA 🏴
E em 18 minutos, tudo se foi
O American Express Stadium recebeu o “main-event” de um Domingo chuvoso da Premier League. O Brighton recebeu o Tottenham que chegava de cinco vitórias consecutivas, na melhor fase da temporada. E ao intervalo, tudo fazia prever mais uma conquista para a turma de Ange Postecoglou. Brennan Johnson e James Maddison levavam para o intervalo uma vantagem de dois golos, construída com naturalidade. Conformismo era a palavra para descrever os jogadores do Brighton.
Ao intervalo Fabian Hürzeler fez entrar Pervis Estupiñan, e depois de uma “dura” no balneário, os “seagulls”, os comandados do técnico alemão entraram em campo e demonstraram o motivo pelo qual têm sido considerados uma das agradáveis surpresas da nova edição da Premier.
Inspirados pelo drible de Mitoma, o Brighton remontou o resultado em menos de vinte minutos, com golos de Yankuba Minteh (grande início de temporada), Georginio Rutter e o inevitável Danny Welbeck, que já leva cinco contribuições para golo em sete jogos de Premier League, aos 33 anos. Com Hürzeler, de apenas 31 anos, o Brighton reencontrou-se com o bom futebol, e ocupa neste momento a sexta posição do campeonato, à frente de Tottenham, Manchester United, West Ham e Newcastle. O projeto soube ultrapassar a saída de De Zerbi, e substituir o italiano com um técnico à altura do desafio. Mas será fogo de pouca dura, ou a Europa é uma realidade?
OUTROS RESULTADOS:
Man City 3-2 Fulham
Brentford 5-3 Wolves
Arsenal 3-1 Southampton
✈ PRÓXIMO DESTINO: MÉXICO 🇲🇽
Ellos incluso caen si Juan Pablo Días Fernández enseña sus dientes
Quem mais para meter a bombonera mexicano a bombar? Apenas quem provocou literalmente um tremor de terra.
Pumas ao lado do leão endiabrado não são nada. Tremem, temem e até caem na presença do dentudo. O impacto de Paulinho na Liga MX não tem diminutivo, pois Paulão está a conquistar as terras mexicanas como um tuga verdadeiro. Barcelense com momentos de inspiração merecedores de Barcelona.
Ninguém cria, assiste, ou marca mais do que o ponta de lança de 31 anos com mais contribuições para golo do que jogos. Paulinho marca ou assiste a cada 73 minutos, colocar este Toluca em terceiro lugar da Liga BBVA Bancomer MX. Apertura. Mas isto é como acaba.
Agora vem a pausa de seleções, mas este tema continua relevante. Quem convoca da Arábia Saudita, convoca do México. Apenas uma observação.
Este jogador realmente merece. O futebol é um jogo de contexto e confiança. Encontra-se o desperdiçador de oportunidades flagrantes. Já não existe, e mesmo assim, sempre foi capaz de grandes momentos.
And he isn’t even in his final form.
Renato Paiva, treinador do Toluca: «O Paulinho tem experiência, está a 60% ou 70% de ser o jogador que eu quero que ele seja. Mesmo neste torneio [Apertura] ele ainda vai precisar de atingir o seu nível, mas para o próximo torneio [Clausura], espero que ele esteja a 100%.»
OUTROS RESULTADOS:
Tigres 1-0 Puebla
León 1-1 América
Guadalajara 2-3 Atlas
🌍 E EM OUTROS PAÍSES? 🌍
🇧🇷 Filipe Luís vence os dois primeiros jogos como o novo treinador do Flamengo.
🇺🇸 Com golos de Messi e Suárez, Inter Miami conquista a “Supporters’ Shield” da MLS.
O Volta ao Mundo regressa na próxima terça-feira a contar mais histórias dos melhores campeonatos do Mundo. Subscrevam e fiquem atentos!
João Pinto, Kevin Fernandes, Lucas Lemos, Mafalda Costa, Matilde Pinhol e Pedro Brites
As últimas do projeto: