Volta ao Mundo - Destaques das Ligas Internacionais #9
Poker de Gyokeres, Barcelona mais líder do que nunca, heróis e vilões na Premier League e mais: o que de melhor aconteceu no último fim de semana
Dia de Volta ao Mundo! Se a manobra implica dar uma volta com o pé por todo o esférico, este espaço dará uma “volta” pelas principais ligas da Europa e do Mundo, contando o que de mais interessante aconteceu no fim-de-semana.
Assim, às terças-feiras, podem contar com João Pinto, Kevin Fernandes, Lucas Lemos, Matilde Pinhol e Pedro Brites para vos pôr a par de tudo.
✈ PRIMEIRA PARAGEM: PORTUGAL 🇵🇹
Saída de Amorim? O problema é quem vai ficar…
Naquele que foi o último jogo de Liga em casa para Rúben Amorim, o Sporting recebeu o Estrela da Amadora e não deu nenhuma hipótese aos visitantes. Contudo, ainda não era noite de despedida, muito menos de tristeza… A alegria leonina esteve presente na goleada por 5-1 e tem nome: Viktor Gyökeres.
Se antes do jogo, falava-se no facto de o Estrela ser das únicas equipas que nunca foram vítimas do sueco, em 19 minutos já se podia tirar o nome da lista: Gyökeres começou as festividades com um remate cruzado após pressionar e aproveitar um erro da defesa adversária. Este golo impulsionou a intensidade do Sporting, que começou a explorar melhor as falhas defensivas do Estrela e, aos 30’, Pedro Gonçalves e Trincão pressionaram e recuperaram a bola, servindo rapidamente o nórdico, que marcou o seu segundo golo com um remate certeiro.
O Estrela ainda tentou reagir e marcou através de Rodrigo Pinho, que cabeceou após uma defesa inicial de Franco Israel, mas ainda antes da primeira parte o “demónio sueco” completava o hat-trick através de uma grande penalidade. Paramos por aqui? Não. Aos 70’, Gyökeres mostrou que os sportinguistas não têm o que temer: ele está aqui. Disparou em velocidade e emendou um remate potentíssimo para completar o poker no encontro. No fim do jogo, Maxi Araújo fechou as contas com um belo remate, colocando o resultado final em 5-1.
Rúben Amorim? Ainda há outro dia para lamentar a saída dele para o Manchester United. Hoje, foquemos em quem fica. Não sei por quanto tempo ficará Gyökeres em Portugal, mas sei que, enquanto o fizer, não haverá descanso para as defesas da Primeira Liga.
OUTROS RESULTADOS:
Farense 1-2 Benfica
Porto 4-0 Estoril
Arouca 0-1 Braga
✈ PRÓXIMO DESTINO: ESPANHA 🇪🇸
Dérbi catalão: Barcelona mais líder do que nunca
A correria catalã rumo ao título da Liga Espanhola não abranda. Novo jogo, e nova vitória da turma de Hansi Flick, desta feita com Dani Olmo em destaque, com dois golos na vitória do Barcelona por 3-1 em casa, frente ao rival da cidade condal, o Espanhol. Com apenas duas mudanças no onze em relação à goleada da semana anterior frente ao Real Madrid (entrou Héctor Fort e Dani Olmo para os lugares de Jules Kounde e Fermin Lopéz), não havia decorrido ainda o quarto de hora inicial e já o 20 dos catalães festejava, após mais um miminho de Lamine Yamal, com uma bela assistência.
O rolo compressor não dava tréguas à equipa de Manolo González, e onze minutos depois, o capitão blaugrana Raphinha marcava o sétimo golo na prova. Se com o segundo golo tudo ficava mais complicado, o terceiro golo do Barcelona (e consequente bis de Dani Olmo) terminou com as dúvidas. De destacar ainda que as três assistências para os três golos foram feitas na La Masía, com Yamal, Marc Casadó e Alex Baldé como os responsáveis. Com a Champions aí à porta, Flick lançou Fermin e Frenkie De Jong para render Olmo e Casadó ainda antes da hora de jogo. Foi já com estes em campo que o Espanhol viria a reduzir, através de Javi Puado.
O Espanhol que, tal como havia acontecido a semana passada no Santiago Bernabéu, viu por duas vezes a bola entrar no fundo das redes e não contar, fruto do excelente trabalho que a linha defensiva do Barcelona tem vindo a executar. Esta que é, de resto, uma das marcas mais vincadas de Hansi Flick, como se tem vindo a perceber. No final do dia, a pergunta é: Quem pára este Barcelona?
OUTROS RESULTADOS:
Sevilla 0-2 Real Sociedad
Atl. Madrid 2-0 Las Palmas
Girona 4-3 Leganés
✈ PRÓXIMO DESTINO: ITÁLIA 🇮🇹
Três pontos, cinco equipas: Atalanta vence o Nápoles e afunila a disputa pela liderança da Serie A
Depois de um começo de Serie A a passo, a Atalanta reencontrou o ritmo da maratona e voltou a ter um grande resultado frente ao primeiro classificado da liga, o Nápoles.
A equipa de Neres, Lukaku, McTominay e Kvaradona recebeu na arena cujo nome homenageia D10s a Atalanta, naquele que seria um duelo entre equipas do topo da tabela.
Do lado da equipa de Milão, Ketelaere, Lookman, Ederson, Pasalic e companhia foram ao sul com o objetivo de se aproximarem do primeiro lugar. Aos 10 minutos, Lookman fazia gosto ao pé, depois de algumas sobras na área e um remate feito perante a passividade da defesa que vestia o mais recente equipamento do Nápoles.
Na resposta, McTominay atirava com estrondo ao poste, mas sem alterar o placar.
O 0-2 surge de mais um momento de passividade e falta intensidade da defesa napolitana. Numa transição com clara superioridade numérica, o Nápoles não conseguiu impedir os estragos feitos da meia distância, novamente inventados por Lookman. O jogador precisou de pouco espaço para atirar para a baliza dos da casa.
O jogo foi sendo feito de agressões mutuas sem demasiado perigo, com oportunidades de parte a parte, mas já perto do fim, Retegui teve espaço para receber o cruzamento no pé e rematar para a baliza (mal) defendida por Meret.
Fica igualada a pior derrota da época para os napolitanos que têm contado com as aulas de Conte para se manterem no 1º lugar isolados.
OUTROS RESULTADOS:
Udinese 0-2 Juventus
Fiorentina 2-1 Cagliari
Inter 1-0 Venezia
✈ PRÓXIMO DESTINO: INGLATERRA 🏴
Solanke inimigo da “Villa”; Evanilson herói de Liverpool
Em jornada marcada por duelos decisivos e reviravoltas, um Tottenham a precisar de resultados recebeu a sensação do momento — o Aston Villa de Unai Emery — e surpreendeu a quase todos com uma bela goleada por 4-1. Solanke esteve em destaque ao bisar e garantir a vitória que levou o Villa a sair das vagas europeias, sendo um balde de água fria” neste que estava a ser um começo de época “escaldante” para os Villans.
Se Solanke foi “vilão” para o adeptos do Villa, o que dizer de Evanílson, avançado ex-Porto, que marcou o golo da vitória do Bournemouth sobre o Manchester City. Os Cherries receberam a equipa de Guardiola no Vitality Stadium e surpreendeu não só ao inaugurar o marcador, mas a ampliar a vantagem para 2-0 com o golo do brasileiro. Os citizens ainda diminuíram com Gvardiol, mas não bastou: segunda derrota consecutiva para o City, desta vez na Premier League.
Alerta vermelho no lado azul de Manchester, até porque quem beneficiou disto tudo foram os Reds: apesar de ter saído a perder para o Brigton, o Liverpool conseguiu remontar o jogo em dois minutos (empate aos 70’ e 2-1 aos 72’), com Salah a decidir o encontro em Anfield que dá a liderança isolada para a equipa de Arne Slot na Premier League.
OUTROS RESULTADOS:
Man Utd 1-1 Chelsea
Nott. Forest 3-0 West Ham
Newcastle 1-0 Arsenal
🌍 E EM OUTROS PAÍSES? 🌍
🇧🇷 Flamengo vence Atlético-MG por 3-1 em primeiro jogo da final da Copa do Brasil; Gabigol esteve em destaque com dois golos.
🇧🇷 Corinthians vence Palmeiras de Abel Ferreira em dérbi marcado por cabeça de porco arremessada no relvado.
🇺🇸 Atlanta supera Inter Miami e equipas farão 3º jogo para desempatar a disputa nos play-offs da MLS.
O Volta ao Mundo regressa na próxima terça-feira a contar mais histórias dos melhores campeonatos do Mundo. Subscrevam e fiquem atentos!
João Pinto, Lucas Lemos, e Pedro Brites
As últimas do projeto: