Goleadas, 'Hat-tricks' e reviravoltas: A 3ª Jornada da UEFA Champions League
Barcelona e Real Madrid goleiam com Vini Jr. e Raphinha em destaque e o Aston Villa segue como o líder da Liga: os destaques da Liga dos Campeões.
Tal como o novo formato da UEFA Champions League, aqui também vamos à aventura. Na Casa dos Milhões, queremos trazer-vos o melhor e o pior da edição 24/25 desta liga milionária.
JOGOS EM DESTAQUE:
Juventus x Estugarda
O “Perin-sistiu”, mas não bastou: o Estugarda venceu — e convenceu — em Turim.
A Juventus recebeu a equipa alemã em casa em busca de garantir a terceira vitória consecutiva e manter-se 100% na Champions. Quer dizer, é o que se imagina que a Juventus queria fazer… No relvado, pelo menos, não se viu nada disto. Nas palavras do próprio Thiago Motta, «desde o primeiro minuto [o Estugarda] foi melhor do que nós», e é quase impossível discordar.
Foi mesmo desde o primeiro minuto que a equipa alemã se pôs por cima do jogo, apresentando um jogo bastante organizado e objetivo que superiorizou por completo a completa apatia da Juventus: ao intervalo, o cenário era de 59% de posse de bola e de 12 remates contra 1 (!) a favor dos alemães… A ‘vecchia signora’ basicamente não foi a jogo na primeira parte. Melhor para o Estugarda, que chegou a atingir o poste aos 28 minutos e sentia mesmo que poderia terminar a noite “a sorrir”.
Na segunda parte, então, os alemães aumentaram o volume ofensivo, inaugurando o marcador em dois minutos após o apito inicial, apesar de o golo acabar sendo anulado por toque de mão de Deniz Undav. A partir daí, estava definido o ritmo do encontro, que graças a uma exibição de gala de Mattia Perin — que fez inúmeras defesas, incluindo um penálti defendido aos 86’ — manteve-se em 0-0 até aos 90+2’, quando El Bilal Touré, vindo do banco, premiou a paciência do Estugarda com o golo da vitória após uma belíssima combinação com Enzo Millot.
Exibição de luxo e vitória “maiúscula” para os alemães, que conquistam a sua primeira vitória na Liga dos Campeões desde dezembro de 2009.
Real Madrid x Dortmund
Em Madrid, 90 minutos é uma eternidade.
Dia de Champions League no Bernabéu, e como é habitual, mais uma noite para mais tarde contar aos netos. O Real Madrid já nos habituou, mas não deixa de ser surpreendente cada vez que acontecesse, tal como um qualquer fenómeno natural. Depois da derrota frente ao Lille, o relógio chegava à hora de jogo em Madrid, e com um resultado de 0-2, esta poderia ser a primeira derrota do Real Madrid em casa desde 8 de Abril de 2023, na altura frente ao Villarreal.
Mas em Madrid, trinta minutos de jogo dá para muita coisa, inclusive um recital de Vinícius Jr, uma remontada com pompa e circunstância, e uma goleada que eleva a moral da equipa para o “El Clásico”, este sábado frente ao FC Barcelona. Nuri Sahin, técnico do Dortmund cometeu o erro da noite, com a substituição de Bynoe-Gittens minutos antes do primeiro golo dos ‘merengues’, apostando no defesa Waldemar Anton. Antonio Rüdiger deu o mote, relembrando o Borussia que a “lei do ex” é algo muito sério. Vinícius empatou a partida após uma longa decisão do VAR, e a partir daí só deu Real. Lucas Vázquez aproveitou uma assistência de Julian Brandt, e depois Vinícius deu as duas “machadadas” finais no conjunto alemão. Apesar da vitória eufórica do conjunto madrileno, a má notícia é que Rodrygo se lesionou e está de fora do clássico. Nem tudo são boas notícias.
Barcelona x Bayern
No jogo desta quarta, o Barcelona venceu o Bayern de Munique por 4 a 1, numa partida para a fase da liga da Liga dos Campeões. O jogo, em Barcelona, ficou marcado pela atuação clamorosa de Raphinha, que fez um hat-trick para os culés. Este resultado encerrou uma sequência de quase dez anos em que o Barcelona não conseguia vencer o Bayern em competições europeias.
O jogo começou e, com muita gente ainda a respirar do grito que deu no fim do hino da Champions, Raphinha inaugurou o marcador. A resposta o Bayern foi assertiva e perante o bloco alto e as armadilhas fora-de-jogo do Barcelona, os alemães conseguiram apanhar mais que uma vez os espanhóis em contrapé, chegando ao 1-1 por duas vezes (a primeira delas anulada). A bola viajou de ala para ala e, com a defesa do Barcelona a deixar Kane isolado, o 1-1 tornou-se uma realidade. Após o 1-1 o Barcelona voltou a olhar para o campo adversário, tendo duas oportunidades seguidas sem, no entanto, marcar. Mas a insistência acabaria por dar frutos e numa boa jogada a ligar Yamal, Fermín e Lewandowski a bola voltou a beijar a rede dos bávaros. Ficou ainda a dúvida se o braço de Fermín deveria ter anulado o golo, mas a decisão final deu o 2-1 como oficial.
Ainda antes de terminar a primeira parte, Casadó lançou uma bola magnífica que deixou Raphinha num 1 para 1 de língua lusa, frente a Raphael Guerreiro. Depois de uma finta e antes de Upamecano chegar a tempo de cortar a bola, o brasileiro arqueou a bola em direção ao fundo das redes, fazendo o 3-1.
Na 2ª parte o Bayern quis entrar de novo da disputa pelo resultado, mas ao fim de alguns lances, uma bola soberba de Yamal morreu no peito de Raphinha, que a recebeu com toda a qualidade, deixando o ex-Sporting na cara do golo. 4-1 e o 3º na conta do jogador que já passou por Portugal.
O jogo acabaria assim, acabando com o enguiço dos espanhóis frente ao Bayern, dias antes de jogarem contra o seu maior rival. Flick mostra resultados numa equipa cheia de desfalques e muito talento ainda em bruto. Sábado é dia de jogo grande!
EQUIPA EM DESTAQUE:
Aston Villa
A temporada 2024/2025 da Champions League marca um regresso histórico para o Aston Villa. Após décadas de ausência, o clube inglês, liderado pelo incontornável Unai Emery, está novamente no palco principal do futebol europeu. As expectativas são altas, especialmente agora que ocupam o lugar cimeiro da competição com 9 pontos.
O sorteio colocou o Aston Villa frente a adversários desafiantes, com gigantes como Bayern de Munique e Juventus. Em nenhum momento isso assustou os homens de Emery, que se têm mostrado à altura do desafio. O treinador espanhol tem sido crucial para o sucesso dos Villans. A sua experiência em competições europeias, em conjunto com a habilidade para montar equipas competitivas, são evidentes. Além disso, tem conseguido extrair o máximo de cada jogador, implementando um estilo de jogo ofensivo, destacando-se a sua flexibilidade.
A campanha do Aston Villa na Liga dos Milhões ainda está em andamento, mas o que já vimos até agora é muito promissor. A equipe tem demonstrado um grande potencial e capacidade de competir com os melhores da Europa. Com um elenco talentoso, um treinador experiente e a paixão dos adeptos, o Aston Villa tem tudo para fazer história nesta edição da Champions League. Será que conseguirá superar as expectativas e conquistar um lugar nas fases finais da competição? Só o tempo dirá, mas uma coisa é certa: a história do futebol inglês está a ser escrita novamente.
Com estes resultados, o Aston Villa segue como líder da UEFA Champions League com 100% de aproveitamento e nenhum golo sofrido.
OUTROS RESULTADOS:
Man City 5-0 Sparta Praga
Young Boys 0-1 Inter de Milão
RB Leipzig 0-1 Liverpool
Atl. Madrid 1-3 Lille
Monaco 5-1 Estrela Vermelha
A UEFA definiu também a equipa da semana:
Os melhores momentos da edição 2024/2025 da UEFA Champions League são para acompanhar no Substack do 78. Fica atento!
João Pinto, Lucas Lemos, Matilde Pinhol e Pedro Brites
As últimas do projeto: