Quem são os adversários do Benfica na Liga dos Campeões?
Uma análise rápida aos adversários dos clubes portugueses na estreia do novo formato da UEFA Champions League.
Tal como o novo formato da UEFA Champions League, aqui também vamos à aventura. Queremos trazer-vos o melhor e o pior da edição 24/25 desta liga milionária. Como será que os clubes portugueses se vão adaptar a estas mudanças? Quem tem os adversários mais complicados? Muitas são as perguntas no ar e pretendemos chegar até ao final da fase de grupos com uma resposta a todas.
O Benfica estreia-se no dia 19 de setembro, frente ao Estrela Vermelha, sendo a primeira de oito jornadas. Assim, este é o calendário completo dos encarnados na Liga dos Campeões 2024/25:
1- Estrela Vermelha x Benfica (19/9/24)
2- Benfica x Atlético de Madrid (2/10/24)
3- Benfica X Feyenoord (23/10/24)
4- Bayern de Munique x Benfica (6/11/24)
5- Mónaco x Benfica (27/11/24)
6- Benfica x Bologna (11/12/24)
7- Benfica x Barcelona (21/1/25)
8- Juventus x Benfica (29/1/25)
Tendo já analisado os adversários do Sporting, chegou a vez de conhecer melhor as equipas que o Benfica defrontará em busca de um lugar na próxima fase:
Atlético de Madrid 🇪🇸
Depois de adquirir figuras como Alvaréz, Sorloth, Le Normand e Gallagher, o Atlético parte para esta época com as ambições de sempre: lutar pelo título espanhol. A turma que conta com Barrios, Griezmann e Koke ocupa o 3º posto da liga e tem mais do que armas para sair de Lisboa com os 3 pontos. Uma equipa que dá primazia à solidez defensiva e que certamente dificultará o processo ofensivo do Benfica, não se importando de jogar com menos bola e aproveitando momentos de contra-ataque para capitalizar. Será dos desafios mais difíceis do Benfica na Europa.
Barcelona 🇪🇸
Da última vez que o ‘Barça’ foi à Luz (2021/22), saiu derrotado por 3-0 para o Benfica de Schmidt: conseguirá o Benfica de Lage repetir o feito? A questão é que, agora, falamos de um Barcelona diferente: com um novo treinador (Hansi Flick) e um plantel renovado (com 9 saídas e apenas 2 reforços), os culés aparentam estar mais forte do que nunca. Com um plantel jovem e talentoso que conta, para além de 5 campeões da Euro 2024, com um Raphinha “prime” (eleito jogador do mês de LaLiga) e um sempre fatal Lewandowski, o Barcelona é, de longe, uma das equipas mais perigosas e fortes que o Benfica defrontará nesta fase de liga — talvez a mais forte. Veremos se o ‘inferno da Luz’ voltará a fazer a sua magia.
Bayern de Munique 🇩🇪
A tentar ultrapassar uma crise de identidade, o Bayern será, porventura, dos adversários mais difíceis na Liga dos Campeões. Depois de dois anos muito atribulados (título da Bundesliga na última jornada em 22/23 e 3º lugar em 23/24) e de uma difícil jornada para encontrar treinador, o Bayern aparenta estar mais fraco, sem nunca deixar de ser assustador para os adversários. Defrontar o Bayern, em Munique e arrecadar pontos será uma tarefa hercúlea, ainda para mais quando do outro lado estão jogadores como Musiala, Kane, Palhinha e Olise. O Benfica terá de ser tão matador quanto possível pois não terá tanta bola como gosta nem está tão confortável em jogo. Sair da Alemanha com 1 ponto já seria um resultado tremendo.
Bologna 🇮🇹
À boleia de uma época cheia de sucesso, o Bolonha é um dos adversários do pote 4 do Benfica. Uma equipa de um patamar inferior, que sofreu o desmantelamento normal que as equipas de menor dimensão sofrem após fazerem uma época acima das expetativas. Sem o treinador da época passada e sem figuras como Calafiori e Zirkzee, esta é uma Bologna claramente mais fraca e sem grandes ambições nesta competição e, à partida, será o desafio mais acessível do Benfica durante a caminhada europeia.
Estrela Vermelha 🇷🇸
O Estrela Vermelha é, a nível técnico, a equipa menos capacitada no calendário do Benfica. Apesar de ter terminado sempre em último nas três participações que teve em Fase de Grupos, o Estrela Vermelha deixa de ser um adversário fácil e torna-se uma potencial ameaça quando o único contacto com o Benfica serão os 90 minutos em Belgrado — onde os adeptos sérvios fazem do ‘Marakana’ palco de uma das atmosferas mais tensas da Europa. Os campeões sérvios estão confiantes após um convincente play-off e, com Bruno Duarte (ex-Farense) como novidade no ataque, não podem ser subestimados pelo Benfica nesta Liga dos Campeões.
Feyenoord 🇳🇱
Conhecidos da pré-época, as águias voltam a encarar os neerlandeses para esta edição da Liga dos Campeões. Será o segundo jogo entre as equipas a ser disputado na Luz, este ano, mas o desfecho poderá ser totalmente diferente. Depois de um mercado discreto, mas de um começo em grande (vitória sobre o PSV na supertaça), os holandeses derraparam em 2 de 3 jornadas para o campeonato, ocupando apenas o 8º lugar. Igor Paixão, Gimenéz e Stengs formam uma tripla de ataque que trará dificuldades à defesa dos encarnados.
Juventus 🇮🇹
Após 9 títulos consecutivos de Serie A (2011/12 a 2019/20), os ‘Bianconeri’ encontram-se no seu pior momento nos últimos anos, desde a falta de títulos até ao escândalo financeiro que levou a ‘vecchia signora’ a perder mais de 10 pontos no campeonato de 2022/23 e ter sido suspensa de todas as competições europeias na última temporada. Apesar disto, a ‘Juve’ encontra-se em processo de renovação, com a chegada de Thiago Motta como novo treinador (após a brilhante época ao comando do Bologna) e nomes interessantes como Douglas Luiz e Francisco Conceição, tendo conseguido manter a invencibilidade sem sofrer nenhum golo nas três primeiras jornadas da Serie A. Certamente não se trata de um adversário fácil, mas a verdade é que a Juventus é, hoje, uma verdadeira incógnita para o Benfica.
Mónaco 🇲🇨🇫🇷
Após uma interessante campanha na época passada, sendo vice-campeões com 20 vitórias em 34 jogos e estando de volta a uma fase final de Liga dos Campeões após 6 anos, o Mónaco é definitivamente uma equipa para manter no radar. Pode não ser apelativo como Atlético, Bayern, Barcelona e Juventus, mas o Mónaco não deixa nada a desejar a nível de qualidade técnica, contando com um plantel repleto de jovens talentosos como Ben Seghir, Lamine Camara e Maghnes Akliouche — transbordando o perfil formador de jovens estrelas que a Ligue 1 possui — e sendo talvez a equipa com perfil mais próximo ao do Benfica nesta fase de Liga. Estando em casa, certamente os monegascos vão jogar com expetativas de ganhar.
Espera-se vida difícil para o Benfica nesta fase de liga, com muitos encontros de alto nível. No nosso substack, poderá acompanhar de perto todas as prestações da equipa de Bruno Lage, que terá a dura missão de recuperar o atribulado começo de época dos encarnados.
Lucas Lemos e Pedro Brites
As últimas do projeto: