Volta ao Mundo - Destaques das Ligas Europeias #4
Dérbi do Minho, primeira vitória de Paulo Fonseca no Milan e mais: o que de melhor aconteceu no retorno da pausa das seleções.
Dia de Volta ao Mundo! Se a manobra implica dar uma volta com o pé por todo o esférico, este espaço dará uma “volta” pelas principais ligas da Europa e do Mundo, contando o que de mais interessante aconteceu no fim-de-semana.
Assim, às terças-feiras, podem contar com João Pinto, Kevin Fernandes, Lucas Lemos, Matilde Pinhol, Mafalda Ferreira Costa e Pedro Brites para vos pôr a par de tudo.
✈ PRIMEIRA PARAGEM: PORTUGAL 🇵🇹
O Dérbi do Minho
Conhecido ser intenso, o dérbi do Minho desta vez acabou por ser, para além disso, bem jogado. A equipa comandada por Rui Borges vinha de 9 vitórias em 10 jogos, uma marca quase perfeita para a equipa de Guimarães. Por outro lado, o Braga teve um início de época atribulado que levou até uma troca de treinador logo nas jornadas iniciais do campeonato.
O duelo que colocou a equipa de Carvalhal contra a de Borges foi dividida na primeira parte do jogo, com boas oportunidades de parte a parte e um leve ascendente do Braga durante 20 minutos. No entanto, Nélson Oliveira, Handel, João Mendes e o recém-entrado Tomás Ribeiro estavam mais que decididos a levar a sua avante e dilataram o marcador não só uma, mas sim duas vezes. Para dificultar ainda mais a situação, Arrey-Mbi foi expulso num momento de tremenda falta de sensatez e de demonstração de experiência de Nélson Oliveira. A segunda parte foi de domínio total do Guimarães – antes e depois da expulsão e antes e depois dos golos.
Foi um jogo “quentinho” como de costume e muito bem jogado. Rui Borges e os vimaranenses vão para 10 em 11. No Braga, soam algumas sirenes.
OUTROS RESULTADOS:
Arouca 0-3 Sporting
Benfica 4-1 Santa Clara
Porto 2-1 Farense
Casa Pia 3-1 Moreirense
✈ PRÓXIMO DESTINO: ESPANHA 🇪🇸
Valência
OUTROS RESULTADOS:
Girona 1-4 Barcelona
Real Sociedad 0-2 Real Madrid
Rayo Vallecano 3-1 Osasuna
✈ PRÓXIMO DESTINO: ITÁLIA 🇮🇹
‘Meglio tardi che mai’: Paulo Fonseca consegue a sua primeira vitória pelo AC Milan após quatro jornadas
Após duas épocas ao comando do Lille, Paulo Fonseca chegou a Milão com a missão de substituir Stefano Pioli e manter o AC Milan no topo do futebol italiano. Contudo, os primeiros jogos não foram os mais animadores para o treinador português: empate em 2-2 frente ao Torino na jornada inaugural, derrota para o Parma por 2-1 e mais um empate em 2-2, desta vez contra a Lazio — somando três jogos sem vencer, 6 golos sofridos (precisamente 2 por encontro) e amargurando a 14ª posição no campeonato.
Foi apenas na 4ª Jornada, a receber o Venezia em Milão, que Paulo Fonseca conseguiu a sua primeira vitória. Rafael Leão e Theo Hernández regressaram aos titulares e corresponderam à confiança do treinador, com o 1-0 a surgir justamente numa combinação entre a dupla, com o português a servir o francês ainda antes dos 2 minutos. O Milan parece ter gostado da sensação, pois ainda antes dos 30’ já ganhava por 4-0: Pulisic assistiu Fofana na marcação dum canto para fazer o 2-0 aos 15’ e, aos 25’, marcava o 3-0 de grande penalidade; em outro penálti, assinalado cerca de um minuto após o terceiro golo, Tammy Abraham marcou o seu primeiro golo pelos rossoneri e fechou o resultado.
Excelente vitória para a equipa de Paulo Fonseca, que “renova os ânimos” para tentar dar à volta a este mal arranque de época. A próxima sequência será dificílima (Liverpool, pela Liga dos Campeões, e dérbi frente ao Inter), pelo que esta vitória, anda mais tão expressiva quanto foi, pode ser crucial para o Milan.
OUTROS RESULTADOS:
Cagliari 0-4 Napoli
Empoli 0-0 Juventus
Atalanta 3-2 Fiorentina
✈ PRÓXIMO DESTINO: ALEMANHA 🇩🇪
Voltou a locomotiva de Munique?
Todos nos recordamos quando há uns anos a questão que pairava na antecâmara de um jogo frente ao Bayern Munique era o quão pesada iria ser a derrota, e não a possibilidade de vitória. E este fim-de-semana, os sempre fervorosos adeptos do Kiel puderam experienciar em primeira mão a resposta a essa questão. Ainda sem quinze minutos marcados no relógio, já o marcador havia sido alterado por três vezes, e todas para a equipa visitante.
Dos dribles tresloucados de Jamal Musiala, às finalizações requintadas de Harry Kane, e ainda ao autogolo de Nicolai Remberg, os primeiros minutos da partida tiveram um pouco de tudo no meio campo caseiro. O Bayern não perdoou os diversos erros do Kiel, e ainda antes do intervalo Kane bisavó para desespero dos anfitriões. Michael Olise ainda foi a tempo de piorar os estragos, com Kane a dar a “machadada final” já depois dos noventa minutos, de penálti.
Se a goleada foi pesada? Foi. No entanto, o Kiel demonstrou ser uma equipa muito fragilizada, encaixando já onze golos em três partidas, sem qualquer vitória na Bundesliga até ao momento. Do lado ‘bávaro’, nota-se que Vincent Kompany tem tido trabalho, e já se notam algumas das suas ideias no jogo do Bayern (a construção a três com o ala em terrenos interiores), no entanto, longe vão os tempos de destruição onde Robben, Ribéry, Lewandowski entre outros faziam deste Bayern o destruidor que era.
OUTROS RESULTADOS:
Dortmund 4-2 Heidenheim
M’Gladbach 1-3 Stuttgart
Hoffenheim 1-4 Leverkusen
✈ PRÓXIMO DESTINO: INGLATERRA 🏴
Derrota do Liverpool com o Ipswich
OUTROS RESULTADOS:
Tottenham 0-1 Arsenal
Aston Villa 3-2 Everton
Manchester City 2-1 Brentford
🌍 E EM OUTROS PAÍSES? 🌍
🇧🇷 Palmeiras de Abel Ferreira venceu por 5-0 o Criciúma, terminando a partida com 10 jogadores após a expulsão de Caio Paulista;
🇳🇱 O AZ Alkmaar venceu por 9-1 o Heerenveen
O Volta ao Mundo regressa na próxima terça-feira a contar mais histórias dos melhores campeonatos do Mundo. Subscrevam e fiquem atentos!
João Pinto, Lucas Lemos e Pedro Brites
As últimas do projeto: